Grande promessa do Brasil, Mathias Alessanco teve passagem relâmpago pelo Pinheiros, onde disputou um jogo e já foi para os EUA, sonhando com a NBA, disputar a Overtime Elite (OTE). Em sua estreia no NBB, na terça-feira (21), o jovem ala de 2,06 metros encarou o atual campeão, Sesi Franca, e foi bem. Isso porque começou como titular e fez oito pontos, cinco rebotes e duas assistências em 27 minutos.
“Todo mundo quer estrear com uma vitória, mas sabíamos que era um confronto muito difícil contra o Franca, um time que dispensa apresentações. A estreia foi muito difícil, mas o Pinheiros está construindo algo maior para que, mais para frente, vai competir melhor”, afirmou Mathias Alessanco à LNB.
Aliás, ele escolheu o clube de São Paulo por um vínculo familiar. Isso porque, seu pai, Shilton, ex-jogador do NBB, defendeu o Pinheiros. Enquanto isso, escolheu a camisa 66 em homenagem ao pai, que se aposentou no Caxias, usando esse número após 13 anos como profissional.
“É um clube com o qual eu tenho muito laço familiar. A gente brinca em casa que todo mundo já passou pelo Pinheiros, menos meu irmão agora. Oficialmente, minha mãe passou, meu pai passou e agora eu estou passando. É algo que tenho muito carinho”, contou o jovem.
No entanto, sua curta passagem se encerrou nesta quarta-feira, quando sua documentação para os EUA foi aprovada. Então, como anunciou o Pinheiros, Mathias já segue nesta noite para Atlanta para estudar e jogar na OTE, a liga americana de jovens talentos mais midiática do mundo. Da mesma forma, o clube afirmou já saber da possibilidade e aceitou contar com o jogador, mesmo que fosse por um jogo.
Leia mais!
“Não tenho palavras para agradecer este período de treinos no Pinheiros. A princípio, eles abriram as portas para que eu fizesse meus treinos individuais, depois as coisas foram acontecendo. Todos foram muito receptivos. Então, saio feliz, com meus laços de amizades fortalecidos e com novos aprendizados. Com certeza torcerei muito pela equipe de longe”, disse.
Hoje, Mathias Alessanco não é só promessa no Brasil, já que aparece projetado como 27ª escolha do Draft de 2027 da NBA, segundo o site Draft Room. Além disso, figura como o terceiro melhor prospecto internacional da geração 2008, de acordo com o NBA Draft Point.
“Agora tenho uma temporada pela Overtime Elite pela frente. Depois disso, eu vou para o College e depois, se Deus quiser, para a NBA”, projetou a promessa brasileira.
Carreira
Revelado nas categorias de base do Bauru, na época em que seu pai defendia o clube. Mas, ele ganhou destaque nacional vestindo a camisa do Corinthians, onde se consolidou como prospecto e conquistou suas primeiras convocações para as seleções brasileiras de base.
Aos 14 anos, Mathias recebeu o convite para integrar as categorias de base do Real Bétis, da Espanha. Foram duas temporadas de evolução, com participações marcantes em torneios internacionais como o Next Generation da Euroliga e o Top 100 Camp da NBPA, que reúne os 100 melhores jovens do mundo, sendo o único brasileiro convidado. Além disso, esteve no Eurocamp de Treviso, onde conquistou o prêmio Rising Star.
No Bétis, Mathias Alessanco também teve suas primeiras oportunidades entre os profissionais. Assim, teve bons minutos em quadra e desempenho consistente.
Por fim, o grande momento de sua carreira foi em novembro do ano passado. Aos 16 anos, sete meses e 28 dias, Alessanco entrou para a história do basquete brasileiro ao virar o mais jovem a vestir a camisa da seleção adulta. Ele atuou contra o Panamá pelas eliminatórias da AmeriCup. Ele ficou quase dois minutos em quadra, mas não pontuou.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA