A família da NBA está de luto. Um dos melhores jogadores da história do Golden State Warriors, o lendário ex-pivô Nate Thurmond faleceu na tarde deste sábado, aos 74 anos de idade. O membro do Hall da Fama do basquete e primeiro atleta da história da liga a conseguir um quádruplo-duplo perdeu uma curta batalha contra a leucemia.
“Nate representou o Warriors com classe, dignidade e humildade, como jogador e embaixador, ao longo das últimas quatro décadas. Sem dúvidas, ele é uma das figuras mais amáveis a vestir nossa camisa, jogador e ser humano de Hall da Fama. Nós sentiremos sua ausência, mas seu legado segue para sempre”, lamentou o dono da franquia, Joe Lacob.
Natural de Akron, no estado de Ohio, o “Big Nate” disputou 14 temporadas (1963-1977) e 964 partidas na NBA. Foi selecionado para sete Jogos das Estrelas, dois quintetos ideais de defesa da liga, registrando médias de 15.0 pontos, 15.0 rebotes e 2.1 tocos ao longo da carreira vestindo as camisas do Warriors, Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers.
“Nate foi um gigante em sua área e um dos melhores jogadores da história do jogo. Forte competidor com incrível habilidade, ele teve uma carreira marcante e trouxe a mesma paixão das quadras para sua relação com a comunidade, ajudada por seu conhecimento do jogo e gentileza com todos. Estamos profundamente tristes por perdê-lo”, declarou o comissário Adam Silver, por meio de nota oficial.
https://vine.co/v/57LZ7VMlLED
Thurmond teve sua atuação mais lembrada em 18 de outubro de 1974. Ele estreou pelo Bulls surpreendendo a NBA ao anotar um inédito quádruplo-duplo: 22 pontos, 14 rebotes, 13 assistências e 12 tocos em uma partida contra o Atlanta Hawks. Posteriormente, apenas Alvin Robertson, Hakeem Olajuwon e David Robinson conseguiriam dígitos duplos em quatro categorias.
“Eu não havia notado que tinha feito aqueles números até a manhã seguinte. Já era minha 12ª temporada na NBA e, daquele ponto de vista, o quádruplo-duplo foi só mais um jogo. Ninguém falava sequer em triplos-duplos na época ou sabia que fiz algo sem precedentes. Mas, olhando agora, percebo que foi uma performance muito especial”, relembrou o ex-pivô ao site oficial do Bulls, em 2006.
Considerado um dos maiores reboteiros de todos os tempos e dominante nos dois lados da quadra, Thurmond é um dos três atletas da história da liga a pegar 40 rebotes em um jogo – com as lendas Bill Russell e Wilt Chamberlain. Ele teve as camisas aposentadas pelo Warriors e Cavaliers, além de ter sido eleito um dos 50 melhores jogadores da história da liga em 1996.