Pablo Prigioni já fez história ao ser o calouro mais velho a entrar na NBA, aos 35 anos. Agora, o jogador do New York Knicks tem outro feito em sua conta: ele é o primeiro armador em mais de 30 anos a ter uma sequência de 12 vitórias sendo titular em sua temporada de estreia na liga.
O último a conseguir tal marca foi Danny Ainge, quando jogava pelo Boston Celtics em 1982. De acordo com Jared Zwerling, setorista da ESPN, o impacto causado pelo argentino provêm da forte marcação que ele exerce durante o primeiro quarto das partidas.
Antes da titularidade de Prigioni, o Knicks encerrava os primeiros quartos com uma vantagem média de 0.1 pontos sobre seus oponentes. Mas desde o início da série de 12 vitórias, esse número aumentou drasticamente para 5.4 – o melhor da liga.
Prigioni, que na temporada tem médias de 3.3 pontos e 3.9 assistências em 15 minutos, é exaltado pelos seus companheiros. Raymond Felton é um deles: “Pablo é irritante na defesa. Ele é o cara que vem fazendo as coisas mais importantes defensivamente durante o início do jogo”, disse.