Conferência Oeste: San Antonio Spurs (2º) x (7º) Memphis Grizzlies
Confrontos na temporada: San Antonio 4 x 0 Memphis
21 NOV – Grizzlies 82 x 92 Spurs
3 DEZ – Spurs 103 x 83 Grizzlies
25 MAR – Grizzlies 104 x 110 Spurs
28 MAR – Spurs 101 x 87 Grizzlies
Datas do confronto
Jogo 1 – Domingo, 17 de abril, Memphis x San Antonio, 22h
Jogo 2 – Terça-feira, 19 de abril, Memphis x San Antonio, 23h30
Jogo 3 – Sexta-feira, 22 de abril, San Antonio x Memphis, 23h30
Jogo 4 – Domingo, 24 de abril, San Antonio x Memphis, 15h30
Jogo 5* – Terça-feira, 26 de abril, Memphis x San Antonio (horário a ser definido)*
Jogo 6* – Quinta-feira, 28 de abril, San Antonio x Memphis (horário a ser definido)*
Jogo 7* – Domingo, 1 de maio, Memphis x San Antonio (horário a ser definido)*
* Se necessário
Horários de Brasília
San Antonio Spurs (67-15)
Maior sequência de vitórias: treze (entre 26 de dezembro e 2 de janeiro)
Maior sequência de derrotas: três (entre 7 de abril e 10 de abril)
Time-base
Tony Parker (PG)
Danny Green (SG)
Kawhi Leonard (SF)
LaMarcus Aldridge (PF)
Tim Duncan (C)
Reservas com mais tempo de quadra
Patrick Mills (PG)
Andre Miller (PG)
Manu Ginobili (SG/SF)
Kevin Martin (SG/SF)
Kyle Anderson (SF)
David West (PF/C)
Boris Diaw (PF/C)
Técnico: Gregg Popovich
Líderes (temporada regular)
Pontos: Kawhi Leonard (21.2)
Rebotes: LaMarcus Aldridge (8.5)
Assistências: Tony Parker (5.3)
Roubos de bola: Kawhi Leonard (1.8)
Bloqueios: Tim Duncan (1.3)
Memphis Grizzlies (42-40)
Maior sequência de vitórias: cinco (entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro)
Maior sequência de derrotas: seis (entre 22 de março e 3 de abril)
Time-base
Jordan Farmar (PG)
Tony Allen (SG)
Matt Barnes (SF)
Zach Randolph (PF)
Chris Andersen (C)
Reservas com mais tempo de quadra
Xavier Munford (PG)
Vince Carter (SG/SF)
Lance Stephenson (SG/SF)
P.J. Hairston (SG/SF)
JaMychal Green (PF)
Jarell Martin (PF)
Técnico: Dave Joerger
Líderes (temporada regular)
Pontos: Marc Gasol (16.6)
Rebotes: Zach Randolph (7.8)
Assistências: Mike Conley (6.1)
Roubos de bola: Tony Allen (1.7)
Bloqueios: Marc Gasol (1.3)
Análise do confronto
O San Antonio Spurs chega para esse confronto contra o Memphis Grizzlies como favorito absoluto. Por conta da quebra do recorde de melhor campanha do Golden State Warriors em uma temporada regular, o desempenho do Spurs em 2015/16 ficou um pouco ofuscado. É preciso lembrar que a franquia também teve o melhor aproveitamento em sua história, somando expressivas 67 vitórias. Ano a ano, o ala Kawhi Leonard vem tomando cada vez mais conta da equipe, e, com o reforço de peso de LaMarcus Aldridge, o time do Texas vem forte em busca de mais um anel de campeão.
Nada menos que 28 jogadores foram utilizados pelo Memphis Grizzlies nesta temporada, um novo recorde na NBA. O time comandando por Dave Joerger sofreu muito por causa de lesões de jogadores fundamentais. Marc Gasol e Mike Conley só voltarão a jogar na próxima temporada. Chega a ser surpreendente a classificação da equipe para os playoffs pelo sexto ano consecutivo. Apesar da classificação, o Grizzlies vai enfrentar a equipe que lhe derrotou em quatro oportunidades na temporada regular. O ala-pivô Zach Randolph mais uma vez será o responsável pelas principais ações ofensivas do time.
O confronto pode pesar muito em favor do Spurs quando a equipe do Grizzlies estiver atacando. Além de possuir a melhor defesa, com apenas 92.9 pontos sofridos por jogo, a equipe do Texas conta com um aproveitamento ruim do ataque liderado por Randolph, que possui médias de 99.1 pontos anotados por partida (sexto pior ataque da liga). Na temporada regular, o Grizzlies anotou menos de 90 pontos em três dos quatro confrontos contra San Antonio. Essa deficiência ofensiva passa muito pela falta dos tiros de três pontos, carência que não vem de hoje, o que facilita a excelente defesa do Spurs em fechar o garrafão para Randolph e permitir os arremessos de longa distância sem temer muito.
Além dos desfalques de Gasol e Conley, a equipe de Memphis sofreu outras perdas durante a temporada. Zach Randolph, Tony Allen, Vince Carter, Matt Barnes e Brandan Wright perderam ao menos 14 jogos cada. Dessa forma, a equipe treinada por Dave Joerger perde entrosamento tanto no ataque quanto na defesa. A defesa do Grizzlies nos últimos anos nunca foi de derrubar a equipe, mas nessa temporada terminou apenas em 11º lugar. Apesar do ataque do Spurs não ser uma máquina (103.5 pontos por jogo – 10° na liga), a equipe venceu todos os 34 jogos em que obteve aproveitamento acima dos 50% nos arremessos de quadra.
Nos últimos dez jogos, o time de San Antonio venceu sete. É verdade que uma derrota foi para o Denver Nuggets (Popovich poupou seus atletas), mas perdeu também duas vezes para o Golden State Warriors. Já a franquia de Memphis perdeu dez dos últimos 11 jogos. Se a temporada regular tivesse mais dez partidas, possivelmente o Grizzlies ficaria de fora dos playoffs. A equipe conseguiu se classificar por conta de uma ‘gordura’ que conseguiu abrir quando ainda contava com seus principais jogadores.
Enfim, o favoritismo é total para o Spurs. A equipe do técnico Gregg Popovich vai ter que jogar muito mal para que o time de Memphis tenha alguma chance. Se com Gasol e Conley o Spurs já levava vantagem (venceu nos playoffs de 2013 e 2004 e perdeu em 2011), sem eles a façanha será imensa caso o Grizzlies avance à próxima fase.
Palpite
San Antonio Spurs 4 x 0 Memphis Grizzlies