Previsão: Los Angeles Clippers (3º) x (6º) Golden State Warriors

Times que não se “gostam” muito, com dois dos melhores armadores da liga, se enfrentam em uma das séries mais aguardadas da primeira rodada dos playoffs

Fonte: Times que não se "gostam" muito, com dois dos melhores armadores da liga, se enfrentam em uma das séries mais aguardadas da primeira rodada dos playoffs

Conferência Oeste: Los Angeles Clippers (3°) x (6°) Golden State Warriors

 

Confrontos na temporada: LA Clippers 2 x 2 Golden State

Publicidade

31 OUT – GSW 115 x 126 LAC
25 DEZ – LAC 103 x 105 GSW
30 JAN – LAC 92 x 111 GSW
12 MAR – GSW 98 x 111 LAC

 

Datas do confronto

19-04: Clippers x Warriors – 16h30 (em Los Angeles)
21-04: Clippers x Warriors –  23h30 (em Los Angeles)
24-04: Warriors x Clippers – 23h30 (em Oakland)
27-04: Warriors x Clippers – 16h30 (em Oakland)
29-04: Clippers x Warriors – Horário a ser definido (em Los Angeles)*
01-05: Warriors x Clippers – Horário a ser definido (em Oakland)*
03-05: Clippers x Warriors – Horário a ser definido (em Los Angeles)*

Publicidade

* Se necessário
Horários de Brasília

 

Los Angeles Clippers (57-25)

Maior sequência de vitórias: 11 (de 23/02 a 13/03)
Maior sequência de derrotas:  duas (de 06/11 a 07/11; 01/12 a 04/12; 25/12 a 26/12; 03/02 a 05/02 e 18/02 a 21/02)

Publicidade

Time-base

Chris Paul (PG)
J.J. Redick (SG)
Matt Barnes (SF)
Blake Griffin (PF)
DeAndre Jordan (C)

Publicidade

Reservas com mais tempo de quadra

Jamal Crawford (SG)
Darren Collison (PG)
Danny Granger (SF)
Jared Dudley (SF)
Glen Davis (PF)

Publicidade

Técnico: Doc Rivers

Líderes (temporada regular)

Pontos: Blake Griffin (24.1)
Rebotes: DeAndre Jordan (13.6)
Assistências: Chris Paul (10.7) 
Roubos de bola: Chris Paul (2.5) 
Bloqueios: DeAndre Jordan (2.5) 

Publicidade

 

Golden State Warriors (51-31)

Maior sequência de vitórias: dez (de 20/11 a 23/11)
Maior sequência de derrotas: três (de 21/12 a 07/01)

Publicidade

Time-base

Stephen Curry (PG)
Klay Thompson (SG)
Andre Iguodala (SF)
David Lee (PF)
Andrew Bogut (C)**

Publicidade

Reservas com mais tempo de quadra

Harrison Barnes (SF)
Jermaine O’Neal (C)
Draymond Green (SF)
Steve Blake (PG)
Jordan Crawford (SG)

Publicidade

Técnico: Mark Jackson

Líderes (temporada regular)

Pontos: Stephen Curry (24.0)
Rebotes: Andrew Bogut (10.0)
Assistências: Stephen Curry (8.5)
Roubos de bola: Stephen Curry (1.6)
Bloqueios: Andrew Bogut (1.8)

Publicidade

** Contundido, deverá ser substituído por Jermaine O’Neal

 

Análise do confronto

Clippers e Warriors têm tudo para travarem uma das séries mais divertidas da primeira rodada dos playoffs. Trata-se de duas das equipes mais atléticas da NBA, capazes de fazer altíssimas pontuações e lideradas por dois dos melhores armadores da atualidade (Chris Paul e Stephen Curry). Além disso, ambas nutrem uma animosidade crescente que pôde ser vista em brigas e provocações ao longo das quatro partidas da temporada regular. Estes times não se gostam e vão ter um prazer especial em eliminar o rival.

Publicidade

O Clippers sofreu com lesões na segunda metade da temporada, especialmente no perímetro (Paul, Redick, Crawford), mas chega com seu elenco inesperadamente saudável aos playoffs. O irônico é que uma contusão importante no Warriors pode se revelar decisiva para os rumos da série. O pivô Andrew Bogut quebrou uma costela na última semana da temporada e, com risco de perfurar o pulmão, dificilmente entrará em quadra. Este é um golpe profundo para a defesa de garrafão dos comandados de Mark Jackson, que perde seu melhor protetor do aro e um dos atletas que menos fogem ao jogo físico de seu plantel.

A proteção de Bogut era fundamental ao Warriors para não apenas conter uma das duplas de garrafão mais fortes da liga (Jordan e Griffin), mas também defender a equipe das infiltrações de Paul. O reserva do pivô é o veteraníssimo Jermaine O’Neal: uma agradável surpresa, mas próximo dos 40 anos e dado como aposentado há três anos. Por isso, mais uma vez, Golden State deverá ser obrigado a recorrer a formações mais baixas nos playoffs. Embora a história recente traga boas lembranças – foi assim que eles surpreenderam o Nuggets, na temporada passada –, as coisas são diferentes agora.

Publicidade

Em 2013, David Lee estava contundido e o Warriors circundou Bogut de arremessadores para derrubar um Nuggets que nunca conseguiu efetivamente aproveitar-se da altura adversária – em muito, pela presença de Bogut protegendo do garrafão. Uma equipe mais baixa com Lee (péssimo defensor) é um convite para que Griffin e Jordan tomem conta da área pintada. Não há proteção de aro. Isso sem contar que o time não parece ter alguém em estado de graça no banco de reservas para espaçar a quadra como fez Harrison Barnes nos playoffs passado. A melhor aposta passa a ser Draymond Green – um bom defensor que até pode dar trabalho a Griffin, mas que só acerta 33% dos arremessos de longa distância no ataque.

Para Golden State, o ponto de vantagem está no perímetro. O trio composto por Curry, Thompson e Iguodala é mais alto e forte do que os oponentes e deve “punir” o técnico Doc Rivers por usar as formações com dois armadores a que tanto recorreu na temporada regular (oscilando entre Paul, Crawford e Collison). Além disso, como todos sabem, Curry e Thompson são simplesmente implacáveis se as bolas de três pontos começarem a cair, podendo garantir uma ou duas vitórias quase que sozinhos. No entanto, pese aqui também que o Clippers tem a melhor defesa da NBA cedendo arremessos de longa distância aos adversários (apenas 33.2% de acerto).

Publicidade

É fascinante imaginar o que poderia ser uma série entre Clippers e Warriors com Bogut em quadra. Posso imaginar uma guerra e as chances do time de Oakland conseguir a classificação seriam muito maiores do que parecem agora. No entanto, esta importante ausência (que pode, potencialmente, entregar o garrafão ao oponente) somada ao crescimento dos angelinos como equipe competitiva – melhorou na defesa e no jogo de meia de quadra com Rivers no comando – e a questão do mando oferecem uma visão clara de quem é o favorito no momento.

 

Palpite

Los Angeles Clippers 4 x 2 Golden State Warriors

Publicidade

[polldaddy poll=7979561]

Últimas Notícias

Comentários