Previsão: Indiana Pacers (4º) x (5º) Miami Heat
Confrontos na temporada: Pacers 1 x 3 Heat
27/12 – Heat 113 x 112 Pacers
08/01 – Pacers 108 x 122 Heat
10/08 – Heat 114 x 92 Pacers
14/08 – Pacers 109 x 92 Heat
Datas do confronto
18/08: Pacers x Heat – 17h – com transmissão da ESPN
20/08: Pacers x Heat – 14h00 – com transmissão do League Pass
22/08: Heat x Pacers – 16h30 – com transmissão do League Pass
24/08: Heat x Pacers – 19h30 – com transmissão do SporTV 2
26/08: Pacers x Heat – Horário a ser definido *
28/08: Heat x Pacers – Horário a ser definido *
30/08: Pacers x Heat – Horário a ser definido *
* Se necessário
Horários de Brasília
INDIANA PACERS (45-28)
Será que chegou a hora de quebrar uma escrita incômoda? O Pacers não avança para a segunda rodada dos playoffs desde 2014, embora faça boas campanhas em temporadas regulares desde então. E, nesse ano, a missão da equipe já começa complicada por uma razão quase inteiramente fora do controle do time: lesões.
O ala-pivô Domantas Sabonis recupera-se de uma fascite plantar e não deve enfrentar o Heat, uma vez que sequer atuou na “bolha” até agora. Assim, as expectativas da torcida de Indiana passam a quase totalmente ficarem nas mãos de Victor Oladipo, grande astro do time e que esteve perto de não ir a Orlando, e um surpreendente T.J. Warren.
Warren surgiu para a sorte do Pacers, com quase 35 pontos por partida e 61% de acerto nos arremessos de quadra nos cinco primeiros jogos em Indiana. Um terceiro fator, bem menos comentado, é Malcolm Brogdon. O ex-jogador do Milwaukee Bucks deverá ser um fator nos dois lados da quadra para que se tenha chances nessa série.
Na defesa, Brogdon terá que ajudar a conter os arremessadores do Heat – e, aqui e ali, tentar parar o astro Jimmy Butler. Seus quase 16 pontos em média na temporada vão precisar ser bem efetivos para que, ofensivamente, o Pacers consiga colocar algum tipo de pressão sobre a defesa de Miami. Enquanto isso, todos dependem de Myles Turner não se complicar em faltas para defender Bam Adebayo.
MIAMI HEAT (44-29)
O Heat é uma das equipes mais consistentes da temporada. Jimmy Butler, como melhor jogador e líder do time, guia um grupo que mistura experiência e jovens talentos. Tão importante, não esqueçamos, também é a liderança que exerce fora das quadras. Ele passa a confiança de que, de fato, Miami pode vencer qualquer um e ser campeão.
Um dos novatos do time, Tyler Herro vive grande fase em Orlando: registra médias de 17.4 pontos, 5.1 rebotes e 3.9 assistências, com 53% de aproveitamento nos tiros de quadra. Kendrick Nunn, por outro lado, não está na melhor forma e pode ver uma boa campanha de calouro dar mais espaço para Goran Dragic na pós-temporada.
Bam Adebayo tonou-se um all-star nessa temporada e emergiu como um dos melhores jogadores da equipe, concorrendo para o prêmio de atleta que mais evoluiu na liga com seus 16 pontos, dez rebotes e cinco assistências por noite. Nessa série, sua missão de partida é sair do garrafão para marcar o arremesso de Myles Turner e impedir as infiltrações dos armadores de Indiana (Oladipo, Brogdon, Aaron Holiday).
Veja a presença de veteranos como Jae Crowder e Andre Iguodala, aliado ao arremesso preciso de atletas como Duncan Robinson e Kelly Olynyk, e note que o quinto lugar do Leste pode esconder o fato de que o elenco do Heat é um dos mais completos para os playoffs.
Análise do confronto
Heat e Pacers chegaram com expectativas opostas ao complexo da NBA, em Orlando. Enquanto a equipe de Miami ambicionava para bater de frente com os favoritos do Leste, o Pacers preparava-se para enfrentar as dificuldades de não ter seus dois principais jogadores disponíveis. E a história também evoluiu de forma oposta.
Para o Pacers, felizmente, a maré virou antes mesmo dos jogos começarem: Victor Oladipo foi incorporado ao elenco e T.J. Warren “explodiu” ofensivamente, sendo um dos destaques da nova fase da competição. O Heat, porém, preferiu usar os jogos para dar ritmo ao elenco e, embora tenha mostrado a consistência que era esperada de um elenco tão completo, não chegou a ameaçar o topo do Leste.
A diferença de elencos é muito favorável ao time da Flórida. O Heat tem o melhor jogador da série, Jimmy Butler, tem grandes arremessadores de longa distância e um banco de reservas mais qualificado. Os pivôs titulares das duas equipes são destaques dos times também e podem travar um duelo mais equilibrado do que se imagina na posição.
Embora Indiana esteja fazendo um grande papel desde a retomada da NBA e tenha terminado a temporada regular com a quarta melhor campanha da conferência Leste, ultrapassando o próprio Miami na classificação da conferência, tudo indica que a qualidade do Heat deve prevalecer nessa série de playoffs.
É mais um trabalho sólido para o Pacers. Mas mais um trabalho que não deve passar da primeira rodada dos playoffs.
Palpite: Indiana Pacers 1 x 4 Miami Heat