Conferência Leste: Indiana Pacers (1º) x (8º) Atlanta Hawks
Confrontos na temporada: Indiana 2 x 2 Atlanta
8 JAN – ATL 97 x 87 IND
4 FEV – ATL 85 x 89 IND
18 FEV – IND 108 x 98 ATL
6 ABR – IND 88 x 107 ATL
Datas do confronto
19/04: Pacers x Hawks – 20h (em Indiana)
22/04: Pacers x Hawks – 21h (em Indiana)
24/04: Hawks x Pacers – 20h (em Atlanta)
26/04: Hawks x Pacers – 15h (em Atlanta)
28/04: Pacers x Hawks – Horário a ser definido (em Indiana)*
01/05: Hawks x Pacers – Horário a ser definido (em Atlanta)*
03/05: Pacers x Hawks – Horário a ser definido (em Indiana)*
*Se necessário
Horários de Brasília
Indiana Pacers (56-26)
Maior sequência de vitórias: nove (de 29/10 a 15/11)
Maior sequência de derrotas: quatro (de 04/03 a 09/03)
Time-base
George Hill (PG)
Lance Stephenson (SG)
Paul George (SF)
David West (PF)
Roy Hibbert (C)
Reservas com mais tempo de quadra
C.J. Watson (PG)
Evan Turner (SG/SF)
Luis Scola (PF)
Ian Mahinmi (C)
Técnico: Frank Vogel
Líderes (temporada regular)
Pontos: Paul George (21.7)
Rebotes: Andrew Bynum (9.5)
Assistências: Lance Stephenson (4.6)
Roubos de bola: Paul George (1.5)
Bloqueios: Roy Hibbert (2.2)
Atlanta Hawks (38-44)
Maior sequência de vitórias: cinco (de 10/03 a 18/03)
Maior sequência de derrotas: oito (de 04/02 a 21/02)
Time-base
Jeff Teague (PG)
Kyle Korver (SG)
DeMarre Carroll (SF)
Paul Millsap (PF)
Pero Antic (C)
Reservas com mais tempo de quadra
Shelvin Mack (PG)
Louis Williams (SG)
Cartier Martin (SF)
Mike Scott (PF)
Elton Brand (PF/C)
Técnico: Mike Budenholzer
Líderes (temporada regular)
Pontos: Al Horford (18.6)
Rebotes: Paul Millsap (8.5)
Assistências: Jeff Teague (6.7)
Roubos de bola: Paul Millsap (1.7)
Bloqueios: Al Horford (1.5)
Análise do confronto
Pela segunda temporada consecutiva, Indiana Pacers e Atlanta Hawks se enfrentam na primeira rodada dos playoffs. Desta vez, a equipe de Indianápolis chega ainda mais favorita, após se classificar na primeira posição da conferência Oeste e tenta superar o desempenho do ano passado, quando ficou muito perto das finais da liga. Com a pior campanha entre as equipes classificadas para os playoffs, o Hawks tenta carregar para a fase decisiva o bom momento recente do time, que venceu sete de seus últimos dez jogos – um deles inclusive contra o próprio Pacers, em Indiana.
Os atuais vice-campeões da conferência Leste não mudaram muito o time em termos de elenco, mas chegam a esses playoffs mais respeitados por conta da excelente campanha ao longo do último ano. O time segue ancorado pela sua defesa, que foi a segunda que menos cedeu pontos aos adversários na temporada (92.3 – atrás apenas do Chicago Bulls) e tem Roy Hibbert como um dos melhores defensores de garrafão da NBA e quarto melhor jogador em número de bloqueios (2.2 por jogo), além de Paul George, que é foi quinto maior ladrão de bolas (1.5 por jogo), e Lance Stephenson.
Por outro lado, o ataque de Indiana é o terceiro pior entre as equipes que permanecem na disputa pelo título (96.7 pontos por jogo) e o retrospecto recente da equipe assusta o seu torcedor. Desde o dia 4 de março, o Pacers venceu apenas dez de 23 jogos disputados. Roy Hibbert tem apenas 29.3% de aproveitamento nos arremessos de quadra e, caso esse desempenho continue nos playoffs, Paul George precisará encontrar uma forma de carregar o time ofensivamente contra a marcação de DeMarre Carroll, ala do Hawks que costuma ficar em cima do maior pontuador de perímetro adversário.
Atlanta chega aos playoffs com seis derrotas a mais do que vitórias, algo imaginável apenas na fraca conferência Leste desta temporada. A equipe ocupa posições no máximo regulares nos rankings das principais estatísticas, sendo o 14º time em pontos marcados (101 por jogo) e o 15º em pontos cedidos (101.5 por jogo). A ausência de Al Horford nos playoffs também pode ser determinante, já que o time, em geral, é baixo e pode faltar ao Hawks altura para conter Roy Hibbert e David West nos rebotes.
O Hawks aposta nas suas sequências recentes de vitórias e no seu desempenho contra o Pacers durante a temporada regular para complicar a série. Nos seus últimos sete jogos, a equipe conseguiu triunfos contra Miami Heat, Brooklyn Nets e Indiana Pacers, no próprio Bankers Life Fieldhouse. Empatados em 2 a 2 durante a temporada regular, Atlanta espera carregar o mesmo equilíbrio e a forte artilharia de três pontos para os playoffs. No total dos quatro confrontos diretos, Shelvin Mack, Mike Scott, Kyle Korver, Cartier Martin, Lou Williams e Pero Antic tiveram aproveitamento superior a 30% nos arremessos de longa distância. O pivô da Macedônia pode inclusive ser um fator decisivo nos duelos. Caso ele consiga bons arremessos, pode espalhar a defesa de Indiana, afastando Roy Hibbert do garrafão e abrindo espaço para Jeff Teague, em especial, fazer as infiltrações.
O 4 a 2 do Pacers sobre o Hawks na série de playoffs do ano passado não foi tão fácil quanto o placar pode sugerir. O duelo chegou a estar empatado em 2 a 2, e Atlanta teve uma chance real de vencer o jogo 6, quando esteve perdendo por apenas três pontos nos três últimos minutos. Este ano, a equipe espera dar o passo que faltou nos playoffs do ano passado, mas não será nada fácil. Indiana teve o maior número de vitórias em casa durante a temporada regular da NBA e também conta com uma defesa sólida, apesar das derrotas recentes. Além disso, Paul George já é um dos grandes jogadores ofensivos da liga e tem experiência de decidir em playoffs.
Palpite
Indiana Pacers 4 x 1 Atlanta Hawks
[polldaddy poll=7979078]