New York Knicks
2011-12: 36-30, 7º na Conferência Leste
Playoffs: derrotado na primeira rodada dos playoffs pelo Miami Heat (4-1)
Técnico: Mike Woodson (sete temporadas, 224-292)
GM: Glen Grunwald (sete temporadas, quatro playoffs, nenhum título)
Destaques: Carmelo Anthony, Amar’e Stoudemire e Tyson Chandler
Elenco
0 Oscar Bellfield
2 Raymond Felton
5 Jason Kidd
9 Pablo Prigioni
21 Iman Shumpert
3 Chris Smith
8 J.R. Smith
11 Ronnie Brewer
4 James White
7 Carmelo Anthony
14 Chris Copeland
16 Steve Novak
30 John Shurna
20 Mychel Thompson
1 Amar’e Stoudemire
40 Kurt Thomas
36 Rasheed Wallace
23 Marcus Camby
6 Tyson Chandler
25 Henry Sims
Quem chegou: Raymond Felton, Jason Kidd, Pablo Prigioni, Chris Smith, Ronnie Brewer, James White, John Shurna, Kurt Thomas, Rasheed Wallace, Marcus Camby.
Quem saiu: Jeremy Lin, Landry Fields, Jared Jeffries, Mike Bibby, Toney Douglas, Josh Harrellson, Bill Walker, Baron Davis, Jerome Jordan, Renaldo Balkman, Dan Gadzuric.
Após o fenômeno da Linsanity na última temporada, que provavelmente garantiu a sua ida aos playoffs, o New York Knicks está pronto para passar por uma reformulação para 2012-13, e para isso, resolveu apostar na experiência. Vários jogadores bastante rodados chegaram para a rotação, e seus anos de bagagem serão fundamentais para auxiliar os astros Carmelo Anthony e Amar’e Stoudemire em sua tentativa de conseguir um anel.
O perímetro
Raymond Felton está de volta a Nova York para comandar a armação da franquia, e dessa vez será assessorado pelos veteraníssimos Jason Kidd e Pablo Prigioni, que juntos somam 74 anos de idade e 35 anos de carreira – eles tem mais tempo de quadra do que o jovem Iman Shumpert tem de idade.
Este deve retornar em dezembro, após uma ruptura do ligamento anterior cruzado e do menisco do joelho esquerdo, sofrida na primeira rodada dos últimos playoffs, e adiciona uma boa defesa ao perímetro, enquanto que J.R. Smith será o responsável por incendiar o jogo vindo do banco de reservas. Smith é o provável titular até a volta de Shumpert.
Na ala, o astro Carmelo Anthony, que já se comprometeu a arremessar menos, ainda tem tudo para ser o cestinha e principal opção ofensiva da equipe. Ronnie Brewer, outro especialista defensivo, e Steve Novak, ótima opção para os arremessos de três pontos, disputarão os minutos restantes.
O garrafão
Amar’e Stoudemire e Tyson Chandler já se entenderam atuando juntos sob o comando de Jeremy Lin na última temporada, o problema foi quando Anthony voltou de lesão. Mas como dessa vez eles tiveram uma pré-temporada decente, isso não deve ser um problema tão grande em 2012-13.
Os especialistas defensivos e veteraníssimos Kurt Thomas, Marcus Camby e Rasheed Wallace – que juntos tem 48 anos de NBA e apenas um anel de campeão – sairão do banco de reservas para fechar o garrafão quando necessário. Disputando minutos, o jovem Henry Sims corre por fora.
Análise geral
O “asilo” do Knicks deve conseguir voltar aos playoffs sem muitas dificuldades, a não ser que as lesões voltem a incomodar a franquia durante a temporada regular. Com o entrosamento de Anthony e Stoudemire, a experiência vinda do banco de reservas e a excelência defensiva dos homens de garrafão, eles devem chegar até as semifinais da Conferência Leste. Se chegarem até esse ponto, podem ou não conseguir ir mais longe.
Previsão: quinto lugar da Conferência Leste