Previsão da temporada – Memphis Grizzlies

Memphis Grizzlies 2012-13:  56-26,  5º na conferência Oeste Playoffs: eliminado na final da conferência pelo San Antonio Spurs em quatro jogos Técnico: David Joerger (primeira temporada) GM: Chris Wallace (desde 2007, três classificações para os playoffs ) Destaques: Marc Gasol, Zach Randolph e Mike Conley  Elenco Publicidade 11- Mike Conley, armador 7- Jerryd Bayless, armador 14- […]

Fonte:

Memphis Grizzlies

2012-13:  56-26,  5º na conferência Oeste
Playoffs: eliminado na final da conferência pelo San Antonio Spurs em quatro jogos
Técnico: David Joerger (primeira temporada)
GM: Chris Wallace (desde 2007, três classificações para os playoffs )
Destaques: Marc Gasol, Zach Randolph e Mike Conley 

Elenco

Publicidade

11- Mike Conley, armador
7- Jerryd Bayless, armador
14- Nick Calathes, armador
22- Jamaal Franklin, ala-armador
9- Tony Allen, ala-armador
13- Mike Miller, ala-armador
21- Tayshaun Prince, ala
c0- Quincy Pondexter, ala
50- Zach Randolph, ala-pivô
32- Ed Davis, ala-pivô
30- Jon Leuer, ala-pivô
3- Willie Reed, ala-pivô
33- Marc Gasol, pivô
41- Kosta Koufos, pivô

Quem chegou: Nick Calathes, Jamaal Franklin, Mike Miller, Willie Reed e Kosta Koufos

Quem saiu: Tony Wroten, Austin Daye, Darrell Arthur, Hamed Haddadi

Publicidade

Apesar de tantas mudanças pela qual passou durante a temporada, com novo dono, novo dirigente, troca de um dos principais jogadores e cestinha da equipe (Rudy Gay para o Raptors), o Grizzlies fez em 2012/2013 a melhor campanha da história da franquia, tanto na temporada regular (56-26) quanto nos playoffs, onde chegou a uma inédita final de conferência contra o San Antonio Spurs.

Ao final da temporada, a equipe também mudou de técnico, saiu o veterano Lionel Hollins, e seu assistente principal David Joerger foi efetivado no cargo de treinador da equipe. Apesar das mudanças no plantel, o Grizzlies tentou equilibrar mais os jogadores do banco de reservas, e, finalmente, trouxe um pivô confiável para a reserva, como Kosta Koufos, que era titular no Denver Nuggets. 

Publicidade

O perímetro
A defesa de perímetro do Grizzlies é fantástica, com três grandes defensores na formação titular, Mike Conley, Tony Allen e Tayshaun Prince. Na armação, Mike Conley vem se tornando cada dia mais importante para equipe, pois além da boa defesa, mostra cada vez mais evolução ofensiva e, com isso, ajudando Zach Randolph e Marc Gasol na pontuação. Na posição 2, o Grizzlies tem um dos melhores defensores da NBA, Tony Allen, que acabou de renovar o contrato e ficará na equipe por mais quatro anos. O principal reserva nas duas posições de armação é Jerryd Bayless, que será responsável por fazer descansar tanto Conley quanto Allen. Outras opções do time de Memphis são o veterano Mike Miller, ex-Miami Heat, e os novatos Nick Calathes e Jamaal Franklin.

Na ala, o titular Tayshaun Prince não é mais o mesmo dos tempos em que foi vitorioso no Detroit Pistons, mas ainda é extremamente útil a uma equipe que briga na parte de cima da tabela. Ele defende bem e é muito inteligente jogando, sabendo quando deve passar a bola ou tentar atacar. Além de ajudar a equipe na defesa e no ataque, Prince é um líder no vestiário, e que ajuda a passar tranquilidade aos jogadores mais novos. Na reserva de Prince, Quincy Pondexter é uma opção bastante segura e é um atleta que vem mostrando bastante evolução no seu jogo.

Publicidade

O garrafão
É de noção geral que a dupla de garrafão do Grizzlies é uma das melhores da NBA, se não a melhor. Além da qualidade, Marc Gasol e Zach Randolph apresentam um entrosamento muito grande, o que acaba sendo fatal para qualquer equipe que os enfrente. Na reserva dos dois jogadores, Ed Davis e Kostas Koufos serão as opções para o técnico poder descansar as duas estrelas. 

Depois de carregar por alguns anos o fardo de “pior Gasol”, Marc é hoje um dos principais pivôs da NBA. Vale lembrar que, na última temporada, ele foi o vencedor do prêmio de melhor defensor. Mesmo sendo um dos melhores defensores da Liga, Marc Gasol também ajudou muito a equipe pontuando e passando a bola.

Publicidade

Análise geral
O Memphis Grizzlies tem uma equipe forte, que deve brigar até o fim da temporada regular por uma vaga entre os quatro primeiros colocados da conferência para garantir o mando de quadra nos playoffs. A conferência Oeste, mais uma vez, está muito concorrida, e times como Golden State Warriors, Houston Rockets e Los Angeles Clippers devem ser os adversários do Grizzlies pela quarta posição.

A equipe manteve os principais jogadores da rotação e adicionou boas peças para tentar suprir as lacunas do elenco. O problema é que, mesmo com um elenco melhor planejado e distribuído, o Grizzlies deve sentir falta do seu antigo treinador, ainda que o novo já estivesse com a equipe nos últimos anos. O time deve assimilar aos poucos a filosofia do novo treinador e isso pode custar algumas derrotas.

Publicidade

Previsão: 6° lugar na conferência Oeste

Últimas Notícias

Comentários