Previsão da temporada – Houston Rockets

Equipe perdeu jogadores importantes, mas ainda confia na dupla formada por Dwight Howard e James Harden para fazer uma boa campanha

Fonte: Equipe perdeu jogadores importantes, mas ainda confia na dupla formada por Dwight Howard e James Harden para fazer uma boa campanha

Houston Rockets

2013-14: 54-28, 4° na conferência Oeste
Playoffs: perdeu na primeira rodada para o Portland Trail Blazers por 4 a 2
Técnico: Kevin McHale (quarta temporada)
GM: Daryl Morey (oitava temporada)
Destaques: James Harden e Dwight Howard
Time base: Patrick Beverley – James Harden – Trevor Ariza – Terrence Jones – Dwight Howard

Elenco

Publicidade

4- Jeff Adrien, ala
1- Trevor Ariza, ala-armador
2- Patrick Beverley, armador
10- Tarik Black, ala
0- Isaiah Canaan, armador
15- Clint Capela, pivô
33- Robert Covington, ala
30- Troy Daniels, ala-armador
8- Joey Dorsey, ala-pivô
32- Francisco Garcia, ala-armador
13- James Harden, ala-armador
12- Dwight Howard, pivô
3- Nick Johnson, ala-armador
6- Terrence Jones, ala-pivô
25- Akil Mitchell, ala
20- Donatas Motiejunas, ala-pivô
16- Kostas Papanikolaou, ala
21- Josh Powell, ala-pivô
5- Ish Smith, armador
31- Jason Terry, ala-armador

O arremesso decisivo de três de Damian Lillard no jogo 6 da primeira rodada dos playoffs selou uma desclassificação frustrante para o Houston Rockets. Depois de reunir duas estrelas do calibre de James Harden e Dwight Howard, a franquia esperava mais do que a quarta posição na conferência Oeste e a eliminação precoce. Mas de maio pra cá, o elenco do Rockets piorou e as chances de superar a campanha do ano passado ficaram ainda mais difíceis.

Publicidade

Chandler Parsons, Jeremy Lin e Omer Asik eram jogadores importantes na rotação da equipe e agora jogam por Dallas Mavericks, Los Angeles Lakers e New Orleans Pelicans, respectivamente. O gerente geral Daryl Morey esperava preencher essa lacuna com um terceiro astro, e apesar de Chris Bosh ficar perto de ser contratado por Houston, nem ele nem Carmelo Anthony chegaram.

Quem assinou com o Rockets e já deve fazer parte do quinteto inicial da equipe é Trevor Ariza, que teve uma boa temporada pelo Washington Wizards. Além dele, as contratações de Kostas Papanikolaou e de um Jason Terry em declínio não empolgam e deixam a certeza de que não foram encontradas as peças de reposição certas, comprometendo qualidade do banco de reservas de Kevin McHale.

Publicidade

Perímetro

Publicidade

James Harden se consolidou como uma das melhores armas ofensivas da NBA ao alcançar média de mais de 25 pontos por jogo nas suas duas primeiras temporadas pelo Houston Rockets. É ele quem costuma ter a bola na mão nos momentos decisivos, mas precisa cuidar melhor dela para ser um jogador mais confiável, pois no último ano ele teve 3,6 erros no ataque por jogo. A defesa de Harden também é um ponto crítico, já que em muitas ele paga por uma simples falta de atenção na jogada.

Para compensar a fraqueza de Harden, Patrick Beverley é o armador titular e o melhor defensor do perímetro em Houston. Seu reserva direto na equipe será Isaiah Canaan, que em seu segundo ano na liga espera trazer seu bom desempenho e suas cestas de três pontos da última D-League para ganhar tempo de quadra.

Publicidade

O Rockets perdeu duas peças importantes nesse setor com as saídas de Chandler Parsons e Jeremy Lin e tenta se recuperar dessas perdas com Jason Terry e Trevor Ariza. Terry caiu muito de produção na sua última temporada, pelo Brooklyn Nets, e aos 37 anos é difícil imaginar que ele ainda possa contribuir bem saindo do banco. Já Ariza deve ser o ala titular da equipe e tem talento para melhorar a equipe defensivamente.

Garrafão

Publicidade

Na sua primeira campanha no Houston Rockets, Dwight Howard conseguiu se recuperar na carreira com boas atuações após passar por anos turbulentos em Orlando e Los Angeles. O pivô segue um ótimo defensor no garrafão e com ele no elenco o Rockets teve uma melhora na sua eficiência defensiva da temporada 2012-13 para a última, quando sofreu 103,1 pontos a cada 100 posses de bola do adversário.

A saída de Omer Asik deve ser muito sentida quando Howard tiver que ir pro banco e, em seu lugar, entrarem o calouro Tarik Black, Joey Dorsey, que acaba de voltar do basquete europeu, ou Jeff Adrien, que teve pouco espaço no Charlotte Hornets e no Milwaukee Bucks na temporada passada. Na posição de ala-pivô, Terrence Jones é o titular, mas Donatas Motiejunas deve dividir melhor o tempo de quadra.

Publicidade

Análise Geral

http://www.youtube.com/watch?v=1GBAL1qLeaA

Na última temporada, o Houston Rockets foi um dos melhores times da liga ofensivamente, com 108,6 pontos a cada 100 posses de bola. Mesmo sem Asik, Lin e Parsons, a equipe deve se manter bem nesse quesito graças a James Harden e Dwight Howard, que podem melhorar ainda mais suas produções se diminuírem o número de erros no ataque.

Publicidade

Os desfalques em relação a última temporada devem fazer falta para Kevin McHale quando ele tiver que fazer substituições. A qualidade dos reservas caiu e é difícil imaginar quem pode manter o time pontuando no ataque sem as principais peças do quinteto titular em quadra. Os problemas no banco também devem fazer Houston perder posições na classificação da conferência Oeste em relação a temporada passada.

Terrence Jones e Patrick Beverley são promissores e vão entrar em sua terceira temporada na NBA, mas já precisam ser mais protagonistas para manter o time competitivo. Trevor Ariza foi a melhor contratação da equipe neste ano e também será importante para tentar preencher a lacuna que Daryl Morey deixou em aberto após não conseguir contratar um terceiro astro para a franquia.

Publicidade

Previsão: 6° lugar na conferência Oeste

Últimas Notícias

Comentários