Denver Nuggets
2012-13: 57-25, 3° na conferência Oeste
Playoffs: eliminado na primeira rodada dos playoffs pelo Golden State Warriors (2-4)
Técnico: Brian Shaw (primeira temporada)
GM: Tim Connelly (primeira temporada)
Destaques: Ty Lawson, Kenneth Faried e Danilo Gallinari
Elenco
3- Ty Lawson, armador
24- Andre Miller, armador
10- Nate Robinson, armador
94- Evan Fournier, ala-armador
4- Randy Foye, ala-armador
1- Jordan Hamilton, ala-armador
21- Wilson Chandler, ala
30- Quincy Miller, ala
8- Danilo Gallinari, ala
00- Darrell Arthur, ala-pivô
15- Anthony Randolph, ala-pivô
35- Kenneth Faried, ala-pivô
7- J.J. Hickson, ala-pivô
25- Timofey Mozgov, pivô
34- JaVale McGee, pivô
Quem chegou: Nate Robinson, Randy Foye, J.J. Hickson, Darrell Arthur
Quem saiu: Andre Iguodala, Corey Brewer, Kosta Koufos, Julyan Stone
O Denver Nuggets iniciou, logo após a quarta eliminação consecutiva na primeira rodada dos playoffs, uma reformulação na franquia. O GM Masai Ujiri, ganhador do prêmio de executivo do ano, deixou a equipe e foi para o Toronto Raptors. Além dele, o técnico George Karl, eleito melhor treinador da temporada, foi demitido após nove anos no comando do time. Não vai ser nada fácil repetir o bom trabalho da dupla, já nesta temporada.
Quanto ao elenco, uma peça-chave não faz mais parte do time: o ala-armador Andre Iguodala, um dos melhores defensores de perímetro da NBA. O Nuggets também já não conta mais com o ala Corey Brewer, um dos principais reservas na última temporada. A equipe ainda se desfez do pivô grego Kosta Koufos, em uma troca com o Memphis Grizzlies.
Para suprir as perdas, o time de Denver trouxe Nate Robinson, Randy Foye, J.J. Hickson e Darrell Arthur, além do GM Stan Kroenke e do técnico Brian Shaw.
O perímetro
O perímetro do Nuggets vai sentir muito a ausência de Andre Iguodala. O substituto dele, Randy Foye, é muito limitado. É um ala-armador em um corpo de armador. Sem Iggy, o time de Denver perde liderança e, principalmente, consistência defensiva. Na rotação da posição 2, a equipe ainda conta com os jovens Jordan Hamilton e Evan Fournier, que se sobressaem nos arremessos de média e longa distância.
O armador principal continua sendo Ty Lawson, que tem tudo para ser novamente o cestinha do Nuggets. O recém-chegado Nate Robinson e o veterano Andre Miller vão disputar minutos na rotação.
Completando o perímetro, o time de Denver terá o ala Wilson Chandler como titular na posição 3 até que Danilo Gallinari se recupere totalmente de uma grave lesão no joelho. A tendência é que o ala italiano volte a jogar no início de 2014.
O garrafão
O Nuggets terá mudanças significativas no garrafão titular em relação à temporada passada. O pivô JaVale McGee será titular absoluto, o que não aconteceu enquanto George Karl dirigiu a equipe. Ao lado dele, o novo treinador, Brian Shaw, já sinalizou, nesta pré-temporada, que o titular da posição 4 será J.J. Hickson e não Kenneth Faried, surpreendendo muita gente. Isso se explica pelo fato de Hickson ter mais recursos ofensivos que o companheiro, sendo, assim, um melhor complemento para McGee, que é mais defensivo. Em compensação, o Nuggets perde a energia de Faried em quadra.
A rotação do garrafão também conta com o pivô russo Timofey Mozgov e os alas-pivôs Anthony Randolph e Darrell Arthur, que vão travar uma batalha por minutos em quadra.
Análise geral
Mudanças significativas foram feitas no Denver Nuggets e isso deve custar a classificação para os playoffs. Com um elenco menos qualificado e uma comissão técnica em início de trabalho, dificilmente o time do Colorado vai alcançar a pós-temporada. Vale lembrar que o Nuggets disputou os playoffs das últimas dez temporadas, sendo eliminado nove vezes na primeira rodada e uma vez na final da conferência (2009).
Sem a consistência defensiva de Iguodala e com um sistema de jogo que não vai privilegiar a correria, como fazia George Karl, o Nuggets tem tudo para ser um time de loteria no draft de 2014. Para piorar ainda mais a situação de Denver, Dallas Mavericks, Houston Rockets, Minnesota Timberwolves, New Orleans Pelicans e Portland Trail Blazers estão com times mais fortes nesta temporada.
Previsão: 10° lugar na conferência Oeste