Previsão da temporada – Brooklyn Nets

Equipe de Nova York tenta voltar à pós-temporada após a saída de Paul Pierce

Fonte: Equipe de Nova York tenta voltar à pós-temporada após a saída de Paul Pierce

Por Ícaro Costa e Gustavo Freitas

Brooklyn Nets

2013-2014: 44-38, 6° na conferência Leste
Playoffs: eliminado pelo Miami Heat na semifinal de conferência, em cinco jogos
Técnico: Lionel Hollins (primeira temporada)
GM: Billy King (quinta temporada)
Destaques: Deron Williams, Joe Johnson e Brook Lopez

Publicidade

Time-base: Deron Williams – Joe Johnson – Bojan Bogdanovic – Kevin Garnett – Brook Lopez

Elenco

8- Deron Williams, armador
0- Jarrett Jack, armador
12- Marquis Teague, armador
13- Jorge Gutiérrez, armador
7- Joe Johnson, ala-armador
22- Markel Brown, ala-armador
10- Sergey Karasev, ala-armador
47- Andrei Kirilenko, ala
6- Alan Anderson, ala
44- Bojan Bogdanovic, ala
2- Kevin Garnett, ala-pivô
33- Mirza Teletovic, ala-pivô
21- Cory Jefferson, ala-pivô
55- Willie Reed, ala-pivô
1- Mason Plumlee, ala-pivô
11- Brook Lopez, pivô
9- Jerome Jordan, pivô

Publicidade

Quem chegou: Jarrett Jack, Bojan Bogdanovic, Cory Jefferson (draft), Markel Brown (draft)

Quem saiu: Paul Pierce, Shaun Livingston, Andray Blatche, Jason Collins

Para essa temporada, o Brooklyn Nets trouxe o técnico Lionel Hollins, o que deve trazer um novo ânimo ao time. Hollins entra no lugar do ex-armador Jason Kidd, que não conseguiu fazer um trabalho constante com a equipe, deixando-a produtiva apenas após a lesão de Brook Lopez. Com uma equipe relativamente envelhecida, e com peças fracas, o Nets tenta se basear em sua estrela, o armador Deron Williams, para manter-se forte na competição. Como sempre, Joe Johnson continua um jogador confiável, porém, com uma idade mais avançada, não apresenta mais o mesmo vigor físico.

Publicidade

Com a saída de Paul Pierce, a franquia perdeu o seu ala titular e não tem peças que trazem confiança para a equipe. A chegada do armador Jarrett Jack, vindo do Cleveland Cavaliers, flexibiliza a atuação de Williams, e procura cobrir a perda de Shaun Livingston, que foi uma das principais forças defensivas na temporada passada. Ainda assim, Deron verá muitos minutos em quadra. Apesar do basquete apresentado no passado, Kevin Garnett não é mais o mesmo. Sofrendo com lesões, e estando em final do carreira, o ala-pivô contribuirá cada vez menos ao longo da temporada. Mason Plumlee é um jogador novo, mas com muito potencial, e Brook Lopez, apesar das contusões, contribuirá positivamente com o time.

O perímetro

https://www.youtube.com/watch?v=V86VG1gQ2bU

O perímetro tem como a sua âncora o armador Deron Williams. Principal jogador da franquia desde a sua chegada, se espera que ele aumente a sua média, que foi de 14 pontos e seis assistências por jogo, em 64 jogos disputados. As constantes lesões no tornozelo o limitam ano a ano e é por isso que Jarrett Jack está no elenco. Jack é um bom armador, que pode contribuir muito bem vindo do banco, assumindo o mesmo papel que tinha no Cleveland Cavaliers, em 2013-14. Johnson tem uma carreira sólida e é um dos jogadores mais decisivos da liga.

Publicidade

A posição de ala é o elo fraco da equipe. Andrei Kirilenko, Alan Anderson e Bojan Bogdanovic certamente não são a resposta para um elenco recheado de estrelas. Por isso, não se assustem caso o Nets anunciem uma grande troca para reforçar a posição, o que é plausível. Enquanto isso não acontece, os fanáticos pela franquia torcerão para que um dos citados acima faça uma temporada fora do comum e contribua positivamente com o time. É provável que o titular seja o sérvio Bogdanovic. Ele fará a sua estreia na NBA aos 25 anos. Na última temporada, jogando pelo turco Fenerbahce, ele obteve médias de 14.8 pontos, com 46.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

O garrafão

https://www.youtube.com/watch?v=ubQ_HxleVbo

No garrafão, o destaque é Brook Lopez. O pivô de 26 anos, produto da Universidade de Stanford, se provou um ótimo pontuador desde a sua chegada na NBA, no ano de 2008, e é dele que se espera a maior atividade ofensiva no garrafão. Infelizmente, o jogador vem sofrendo com algumas lesões no pé, e, na temporada passada, apenas atuou em 17 jogos. No momento, ele está com uma torção no pé direito, e provavelmente será desfalque na estreia do time na fase regular. Alérgico aos rebotes, o atleta precisa estar saudável para contribuir. Para a sua reserva, o técnico Lionel Hollins tem à sua disposição Jerome Jordan.

Publicidade

Kevin Garnett teve o pior ano da carreira em 2013-14. O astro não consegue mais atuar por muitos minutos, mas já solicitou a Hollins para que fique um pouco mais em quadra. Além de Garnett, a equipe também conta com Mason Plumlee, jogador que fez parte do elenco dos Estados Unidos que conquistou a Copa do Mundo de Basquete, na Espanha. Ele que terá mais tempo para jogar, em qualquer posição no garrafão e, apesar de muito novo, demonstra uma boa capacidade em pegar rebotes e bloquear chutes. Com a saída de Andray Blatche, o bósnio Mirza Teletovic poderá ser mais visto, espaçando a quadra com a ameaça dos chutes de média e longa distância.

Análise geral

Com um time envelhecido, essa será uma temporada curiosa para o Nets. No papel, a franquia tem jogadores renomados e com capacidade de conduzi-la até a pós-temporada. Para que isso se confirme na prática, é necessário ver boas atuações de Williams. Ele ainda é um líder e peça chave para o sucesso da franquia. Johnson ajudará, como regularmente o faz, e eventualmente vai suprir a grande necessidade que o grupo possui na ala, com a saída de Pierce para o Washington Wizards.

Publicidade

Algo que decidirá o futuro da franquia na temporada é a relação de Hollins, técnico em sua primeira temporada na equipe. Caso ele consiga distribuir os minutos de uma maneira correta, envolvendo os jogadores e criando uma química, pode ser algo que ajude para uma boa campanha.

Com uma boa atuação do garrafão ao longo do ano, o Brooklyn acaba sendo um time de pós-temporada na fraca conferência Leste. A chegada de um técnico novo traz a necessidade de uma afirmação, e isso pode ser o diferencial para a campanha do Nets. Não pensando muito no futuro, a equipe terá uma das suas últimas chances de fazer um maior impacto na liga, visto que vários dos seus jogadores estão em fim de carreira.

Publicidade

Previsão: 8° lugar na conferência Leste

Últimas Notícias

Comentários