Previsão da temporada – Brooklyn Nets

Brooklyn Nets 2012-13: 49-33, 4º na conferência Leste Playoffs: foi eliminado pelo Chicago Bulls, em sete jogos, na primeira rodada Técnico: Jason Kidd GM: Billy King (um título de divisão e um título de conferência em 12 temporadas) Destaques: Kevin Garnett, Brook Lopez, Paul Pierce e Deron Williams ElencoPublicidade 6 – Alan Anderson, ala-armador 0 […]

Fonte:

Brooklyn Nets

2012-13: 49-33, 4º na conferência Leste
Playoffs: foi eliminado pelo Chicago Bulls, em sete jogos, na primeira rodada
Técnico: Jason Kidd
GM: Billy King (um título de divisão e um título de conferência em 12 temporadas)
Destaques: Kevin Garnett, Brook Lopez, Paul Pierce e Deron Williams

Elenco

Publicidade

6 – Alan Anderson, ala-armador
0 – Andray Blatche, ala-pivô
30 – Reggie Evans, ala
9 – Gary Forbes, ala
2 – Kevin Garnett, ala-pivô
55 – Marko Jaric, armador
7 – Joe Johnson, armador
24 – Chris Johnson, ala
47 – Andrei Kirilenko, ala
14 – Shaun Livingston, armador
11 – Brook Lopez, pivô
34 – Paul Pierce, ala
1 – Mason Plumlee, ala-pivô
20 – Tornike Shengelia, ala-armador
10 – Tyshawn Taylor, armador
33 – Mirza Teletovic, ala
31 – Jason Terry, armador
8 – Deron Williams, armador

Quem chegou: Alan Anderson, Gary Forbes, Kevin Garnett, Marko Jaric, Chris Johnson, Andrei Kirilenko, Shaun Livingston, Paul Pierce, Mason Plumlee e Jason Terry

Quem saiu: Keith Bogans, MarShon Brooks, Josh Childress, Kris Humphries, Damion James, Kris Joseph, Jerry Stackhouse, Gerald Wallace e C.J. Watson

Publicidade

O Brooklyn Nets mal completou dois anos na liga e as ambições da equipe já são altas e de curto prazo. Após ser a protagonista da intertemporada com a troca que tirou Paul Pierce e Kevin Garnett do Boston Celtics, a franquia sediada em Nova Iorque espera chegar ao título em poucos anos. Mas para isso, não pode repetir o desempenho da temporada passada, que terminou com uma eliminação na primeira rodada dos playoffs.

O motivo da pressa do bilionário russo dono do Nets, Mikhail Prokhorov, está na idade do seu elenco. Seus principais contratados neste ano já estão perto dos 40 anos e outros seis jogadores do elenco podem estar acima dos 30 no final dos próximos playoffs.

Publicidade

As corajosas negociações realizadas nos últimos meses também limitaram muito as possibilidades de renovação do Nets até pelo menos 2018. As escolhas de primeira rodada de 2014, 2016 e 2018, que eram de Brooklyn, agora estão com Boston. Além disso, entre 2014 e 2017, a franquia cedeu todas as suas escolhas de segunda rodada.

Um dos poucos setores onde falta experiência no Nets é na posição de técnico. Acostumado com o rótulo de veterano até alguns meses atrás, quando ainda entrava em quadra e distribuia assistências, Jason Kidd agora é apenas um calouro como treinador, mas que tem muita moral com os fãs do Nets, que acompanharam sua carreira por muitos anos.

Publicidade

Kidd foi alçado ao cargo após dois treinadores passarem pelo Nets ao longo da temporada passada. Avery Johnson foi demitido após começar com 14 derrotas em 28 jogos. P.J. Carlesimo assumiu o posto e, apesar de conduzir a equipe a uma campanha de 35 vitórias e 19 derrotas na temporada regular, a derrota na primeira rodada dos playoffs foi decisiva para sua demissão.

Na cabeça do milionário russo que comanda o Brooklyn Nets, a ideia parece ser que a temporada só será satisfatória caso o time ao menos chegue perto do título. Considerando a idade de seus jogadores, eles não tem muita margem para anos de fracasso.

Publicidade

Perímetro

O sucesso desse setor do Brooklyn Nets e de toda a equipe passa pelo desempenho do armador Deron Williams. Após um período discreto sob a direção de Avery Johnson, seu jogo cresceu e, nos 51 jogos em que ele atuou com P.J. Carlesimo como treinador, teve médias de 20.2 pontos e 7.6 assistências.

Publicidade

Para esta temporada é possível esperar ainda mais de Williams. Ele deve receber mais ajuda de Paul Pierce e Kevin Garnett do que teve de Gerald Wallace e Kris Humphries na última campanha. Com isso, sua habilidade para pontuar pode não ser tão exigida, mas é possível esperar uma temporada com uma média de assistências de dois dígitos para Deron, algo que não acontece desde a temporada 2010/11.

Outro jogador que pode ter seu desempenho melhorado por conta do elenco ao seu redor é Paul Pierce. Seu rendimento caiu notoriamente ao longo da última temporada, dando um sinal que a idade parece estar pesando para o ex-jogador do Celtics, mas neste ano ele não precisará carregar a equipe como fez na ausência de Rajon Rondo há alguns meses e isso pode fazer uma grande diferença para o ala.

Publicidade

Quem precisa jogar melhor para justificar o alto investimento feito nele é Joe Johnson. O ala-armador não correspondeu às expectativas em seu primeiro ano pelo Nets, com médias de 16.3 pontos e 42.3% de aproveitamento nos arremessos, seus piores números desde quando ele ainda atuava pelo Phoenix Suns.

Vindo do banco, o recém contratado do Cleveland Cavaliers, Shaun Livingston, deve ser bem exigido durante os jogos para substituir Deron Williams. Jason Terry também precisa contribuir, tentando participar mais do ataque, além de receber bolas na zona morta para tentar arremessos de três pontos.

Publicidade

Garrafão

O Nets recebeu um grande reforço no garrafão para esta temporada, com a aquisição de Kevin Garnett. Apesar da idade, uma das grandes deficiências da equipe de Brooklyn está na defesa, e é nesse setor onde o veterano ainda pode fazer muita diferença. Os oponentes do Boston Celtics tinham apenas 96.2 pontos a cada 100 posses de bola com Garnett em quadra. Sem ele, o número subia para 104.6.

Publicidade

No ataque, Garnett ainda é dono de um eficiente arremesso de média distância do topo do garrafão, mas entre os homens grandes ele pode deixar a responsabilidade pela pontuação nas mãos de Brook Lopez. O pivô foi o único da liga a aparecer entre os 20 maiores cestinhas da última temporada, com média de 19.4 pontos.

Andrei Kirilenko e Andray Blatche também podem contribuir com a pontuação da equipe vindo do banco. Os dois conseguem finalizar bem jogadas de curta distância, principalmente o russo, que tem boa habilidade para cortar em direção à cesta. Além disso, ambos serão importantes para manter o tempo de quadra de Kevin Garnett baixo e permitir que o veterano chegue o mais saudável possível nos playoffs.

Publicidade

Um dos pontos ainda apontados como deficientes no pivô Brook Lopez é nos rebotes. Kevin Garnett pode trazer uma melhora ao time titular nesse quesito, mas o Nets teve o sexto maior reboteiro da última em Reggie Evans (11.1 de média por jogo), que apesar de não ser um grande pontuador, é fundamental na recuperação de bolas.

Análise Geral

O Brooklyn Nets tem cinco titulares com potencial de marcar pelo menos 20 pontos em qualquer jogo, mas uma das deficiências da equipe ao longo da temporada passada foi a defesa. A equipe cedeu 107.1 pontos a cada 100 posses de bola nas 42 partidas contra times que se classificaram aos playoffs.

Publicidade

As chegadas de Andrei Kirilenko e, principalmente, Kevin Garnett, devem contribuir muito no setor defensivo, já que a equipe não possui outros jogadores que se destaquem tanto na defesa.

Mesmo recheado de estrelas que já passaram pelo All-Star Game, algumas delas dificilmente alcançarão esse patamar nesta temporada. A expectativa sobre o provável quinteto titular da equipe é grande e eles podem competir em alto nível jogando ao redor de Deron Williams. Mesmo assim, será difícil para o Nets conseguir competir pelo título com o Chicago Bulls, Indiana Pacers e, principalmente, o Miami Heat, dentro da conferência Leste.

Publicidade

Previsão: 4º na conferência Leste

Últimas Notícias

Comentários