Confira a previsão para a temporada 2022/23 da NBA que o Jumper Brasil preparou sobre o Oklahoma City Thunder, que segue em reconstrução de elenco. O tank do Thunder veio com uma temporada de atraso. A equipe entraria em reformulação de seu grupo em 2019/20, mas surpreendeu e foi parar nos playoffs. Entretanto, com a saída de Chris Paul, a direção entrou de cabeça. Apesar de o time contar com diversos jovens promissores, ainda não será nesta temporada que o Thunder vai brigar por alguma coisa, especialmente após a lesão do novato Chet Holmgran, que está fora da campanha.
Previsão 2022/23 Oklahoma City Thunder
Quem chegou
Jalen Williams (Draft)
Jaylin Williams (Draft)
Abdul Gaddy (Agente livre)
Ousmane Dieng (Draft)
Chet Holmgren (Draft)
David Nwaba (Houston Rockets)
Trey Burke (Houston Rockets)
Eugene Omoruyi (Agente livre)
Quem saiu
Derrick Favors (Houston Rockets)
Melvin Frazier (Agente livre)
Jaylen Hoard (Agente livre)
Vit Krejci (Atlanta Hawks)
Theo Maledon (Agente livre)
Isaiah Roby (San Antonio Spurs)
Zavier Simpson (Agente livre)
Georgios Kalaitzakis (Agente livre)
Paul Watson (Agente livre)
Olivier Sarr (Agente livre)
Elenco
2. Shai Gilgeous-Alexander: armador, 24 anos
23. Tre Mann: armador, 21 anos
9. Trey Burke: armador, 29 anos
3. Josh Giddey: ala-armador, 20 anos
21. Aaron Wiggins: ala-armador, 23 anos
14. Abdul Gaddy: ala-armador, 30 anos
5. Lu Dort: ala, 23 anos
8. Jalen Williams: ala, 21 anos
11. David Nwaba: ala, 29 anos
13. Ousmane Dieng: ala, 19 anos
97. Eugene Omoruyi: ala, 25 anos
12. Lindy Waters: ala, 25 anos
34. Kenrich Williams: ala, 27 anos
55. Darius Bazley: ala-pivô, 22 anos
7. Chet Holmgren: ala-pivô, pivô, 20 anos*
6. Jaylin Williams: ala-pivô, 20 anos
50. Jeremiah Robinson-Earl: pivô, ala-pivô, 21 anos
17. Aleksej Pokusevski: pivô, 20 anos
33. Mike Muscala: pivô, 31 anos
*Fora da temporada
Titulares
Shai Gilgeous-Alexander
Josh Giddey
Lu Dort
Darius Bazley
Jeremiah Robinson-Earl
Principais reservas
Tre Mann
Kenrich Williams
Jalen Williams
Ousmane Dieng
Aleksej Pokusevski
Técnico: Mark Daigneault
O “cara” da franquia
Shai Gilgeous-Alexander. Saudável, ele tem talento para figurar no Jogo das Estrelas. No entanto, seja por lesão verdadeira ou por aquelas que o Thunder inventa para ter melhores chances no Draft, ele perde muitos jogos. Para o início da temporada 2022/23, Gilgeous-Alexander está em recuperação física, então vai desfalcar a equipe.
O atleta, de 23 anos, pode atuar como armador principal ou ala-armador. De qualquer forma, o que ele precisa fazer, com certa urgência, é repetir o desempenho nos arremessos que teve em 2020/21. Naquela campanha, ele converteu 41.8% das tentativas, mas despencou para 30% na temporada passada. Ou seja, se o jogador voltar a arremessar bem, o Thunder estará bem encaminhado.
Mas Gilgeous-Alexander não é aquele armador que precisa da bola o tempo todo nas mãos para produzir. Ele cria o próprio arremesso, define bem em transição, mas se estiver com o arremesso em dia, se torna um astro.
Só na última campanha, ele produziu 24.5 pontos, 5.9 assistências, 5.0 rebotes e 1.3 roubo de bola. Então, espere por mais.
Fique de olho!
Josh Giddey. Sem Chet Holmgren no pedaço, ele é o segundo jogador mais importante do Oklahoma City Thunder, apesar de mostrar capacidade para ser o primeiro. Giddey é extremamente talentoso, uma máquina de produzir triplos-duplos, se quiser. Mas sua maior qualidade está em fazer seus companheiros melhores por conta de sua visão de quadra.
Giddey sabe organizar o ataque sem cometer erros bobos de execução, mas é melhor ainda em transição. Seu arremesso, todavia, é um problema. Em seu ano de calouro, ele converteu 26.3% das tentativas de três e 70.9% em lances livres. Portanto, é algo que o atleta precisa evoluir para se tornar maior do que já é.
O que esperar do Oklahoma City Thunder em 2022/23?
O Oklahoma City Thunder tem um elenco bastante jovem e promissor, com capacidade de brigar por títulos nos próximos anos, mas não será agora. Com Shai Gilgeous-Alexander, Josh Giddey e Chet Holmgren, seria competitivo já. Acontece que o Thunder poderia se classificar para um play-in com o grupo que tem, mas quer aguardar a volta às quadras de Holmgren e, claro, abocanhar uma escolha alta no próximo Draft.
Enquanto isso não acontece, o técnico Mark Daigneault vai fazer uma espécie de vestibular na equipe. Assim, ele terá condições de reunir os seus melhores atletas para quando a coisa estiver valendo. Para ter uma ideia, na pré-temporada, o Thunder acumula três vitórias e uma derrota. Ou seja, condições para vencer, o time tem.
Leia Mais!
- Shai Gilgeous-Alexander desfalca início de pré-temporada do Thunder
- O quão válido é o tank do Oklahoma City Thunder?
- Thunder anuncia que Chet Holmgren está fora da temporada
Apesar de o Thunder não ter tanto interesse na temporada que está para começar, é bom ficar de olho nos dois Williams que chegaram do último Draft. Jalen Williams, por exemplo, já mostrou qualidade para ser titular se o treinador quiser. Jaylin, por outro lado, ainda é um prospecto para evoluir.
A direção ainda precisa cuidar das investidas de outros times em cima de seus talentos, como Gilgeous-Alexander. Enquanto a equipe não quiser brigar por nada, sempre será alvo de interesse de adversários tentando “arrancar” bons jogadores de lá.
A ideia de montar um grande time via Draft parece justa, como fez o Philadelphia 76ers há alguns anos e, hoje, luta pelo título. Entretanto, o Thunder já tem uma base talentosa e promissora. Então, acreditamos que este seja o último ano de tank. Até 2025, a equipe possui nove escolhas de primeira rodada, o que é assustador o quanto o time ainda pode ser incrível no futuro.
Por fim, com o objetivo de aguardar a volta de Holmgren e ter várias escolhas de Draft, a previsão é que o Oklahoma City Thunder seja um time que vai ficar no fundo da tabela em 2022/23.
Projeção Jumper Brasil
Conferência Oeste: 14º lugar
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram