Confira a previsão para a temporada 2021/22 da NBA que o Jumper Brasil preparou sobre o Oklahoma City Thunder. Um dos times mais jovens da liga, o Thunder segue a sua reconstrução de elenco e não tem grandes aspirações na temporada.
Oklahoma City Thunder
Quem chegou
Josh Giddey (Draft)
Tre Mann (Draft)
Jeremiah Robinson-Earl (Draft)
Aaron Wiggins (Draft)
Derrick Favors (Utah Jazz)
Vit Krejcí (Zaragoza-ESP)
Paul Watson (agente livre)
Quem saiu
Al Horford (Boston Celtics)
Moses Brown (Dallas Mavericks)
Tony Bradley (Chicago Bulls)
Sviatoslav Mykhailiuk (Toronto Raptors)
Justin Jackson (agente livre)
Elenco
3- Josh Giddey, armador, 19 anos
11- Théo Maledon, armador, 20 anos
2- Shai Gilgeous-Alexander, armador, 23 anos
27- Vit Krejcí, armador, 21 anos
23- Tre Mann, armador, 20 anos
16- Ty Jerome, ala-armador, 24 anos
21- Aaron Wiggins, ala-armador, 22 anos
8- Paul Watson, ala-armador, 26 anos
5- Luguentz Dort, ala, 22 anos
6- Gabriel Deck, ala, 26 anos
34- Kenrich Williams, ala, 26 anos
7- Darius Bazley, ala-pivô, 21 anos
22- Isaiah Roby, ala-pivô, 23 anos
17- Aleksej Pokusevski, ala-pivô, 19 anos
50- Jeremiah Robinson-Earl, ala-pivô, 20 anos
15- Derrick Favors, pivô, 30 anos
33- Mike Muscala, pivô, 30 anos
Titulares
Josh Giddey
Shai Gilgeous-Alexander
Luguentz Dort
Darius Bazley
Derrick Favors
Reservas
Théo Maledon
Gabriel Deck
Isaiah Roby
Aleksej Pokusevski
Kenrich Williams
Ty Jerome
Mike Muscala
Jeremiah Robinson-Earl
Tre Mann
Vit Krejcí
Paul Watson
Aaron Wiggins
Técnico: Mark Daigneault
O “cara” da franquia
Shai Gilgeous-Alexander
Aos 23 anos, Shai Gilgeous-Alexander é, de longe, o principal jogador do Thunder. Na última temporada, ele deu o salto de qualidade e evoluiu como pontuador, criador para os companheiros e arremessador do perímetro. No entanto, em razão de uma fascite plantar, o armador atuou em apenas 35 jogos em 2020/21. Nesta temporada, a tendência é que Shai continue a ser o “cara” da equipe.
Fique de olho!
Josh Giddey
Sexta escolha do Draft deste ano, Josh Giddey é o atleta mais novo do Thunder (19 anos recém-completados). Mesmo com a pouca idade, o armador australiano deixou uma boa impressão nos jogos de pré-temporada, tanto que deve começar a temporada como titular. Ele vai dividir com Shai Gilgeous-Alexander a função de criar para os companheiros. No processo de reconstrução da equipe de Oklahoma City, Giddey vai merecer um olhar especial, já que tem muito potencial para ser ao menos um jogador sólido na NBA pelos próximos anos.
O ponto de interrogação
Derrick Favors
Derrick Favors foi negociado para o Thunder por conta de um motivo: aliviar a folha salarial do Utah Jazz. Em Oklahoma City, o pivô é um “estranho no ninho”. Ele e Mike Muscala são os únicos atletas do Thunder acima dos 26 anos de idade. Inicialmente, Favors deverá figurar no time titular e adicionar experiência e dureza no garrafão a um time muito jovem. No decorrer da temporada, a tendência é o jogador ser negociado para algum time que realmente for brigar por vaga nos playoffs. Isso se também não for “encostado”, como ocorreu com Al Horford.
O que esperar do Thunder em 2021/22?
Presença constante nos playoffs da NBA, na última década, a equipe de Oklahoma City dá mais um passo em seu longo processo de reconstrução. Com um time inexperiente, inclusive o treinador, o Thunder deverá seguir na parte debaixo da tabela de classificação. Dessa forma, a franquia continuará com boas chances de ficar com uma escolha no topo do Draft de 2022.
Nas últimas duas temporadas, o gerente-geral Sam Presti se desfez dos principais jogadores para acumular ativos – jogadores jovens e inúmeras picks (serão 18 de primeira rodada até 2027). Portanto, a expectativa da torcida é que os jovens possam ser desenvolvidos sem pressão (vide Shai Gilgeous-Alexander) e, em no máximo dois, três anos, a equipe volte a brigar no topo do Oeste.
Quanto ao comando do Thunder, Mark Daigneault vai para a sua segunda temporada à frente do time. Treinador mais jovem da NBA (36 anos), ele foi escolhido para o cargo justamente pelo trabalho feito com jovens no OKC Blue, afiliado do Thunder na Liga de Desenvolvimento (G-League).
Na armação, Daigneault tem várias opções. Inicialmente, o titular será o novato Josh Giddey. No banco, ele conta com os jovens Théo Maledon, Ty Jerome, Vit Krejcí e Tre Mann. Por conta da altura privilegiada de Giddey e Gilgeous-Alexander, ele deverá usar formações com até três armadores em quadra.
Alas e alas-armadores
Complementando o perímetro, Shai e Lu Dort seguem como titulares. Eles são os jovens mais prontos do elenco e continuarão com muitos minutos em quadra. Na rotação, o Thunder terá como principais opções o argentino Gabriel Deck e Kenrich Williams.
Garrafão
O garrafão titular do Thunder conta com Darius Bazley e Derrick Favors, uma mescla de juventude com experiência. O ala-pivô de 21 anos ganhou bastante espaço na última temporada e a tendência é que isso siga ocorrendo em 2021/22. A prioridade de Bazley é a melhoria no arremesso, ainda muito inconsistente.
Na rotação, o time de Oklahoma City terá muitas opções para poucos minutos. Os jovens Aleksej Pokusevski e Isaiah Roby deverão ser os mais utilizados vindos do banco de reservas. A equipe tem ainda o experiente Mike Muscala e o novato Jeremiah Robinson-Earl, que jogou bem na pré-temporada.
Projeção Jumper Brasil
Conferência Oeste: 15º lugar
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER