Preview da temporada – Philadelphia 76ers

Philadelphia 76ers Por Ricardo Stabolito Temporada 2010-11: 41-41, 7º na conferência Leste Playoffs: eliminado nas quartas-de-final de conferência pelo Miami Heat em cinco partidas Técnico: Doug Collins, nove temporadas (373-328) GM: Rod Thorn, 11 temporadas, sete playoffs, nenhum título Destaques: Andre Iguodala, Elton Brand, Jrue HolidayPublicidade Elenco 11- Jrue Holiday, armador 23- Louis Williams, armador […]

Fonte:

Philadelphia 76ers

Por Ricardo Stabolito

Temporada 2010-11: 41-41, 7º na conferência Leste
Playoffs: eliminado nas quartas-de-final de conferência pelo Miami Heat em cinco partidas
Técnico: Doug Collins, nove temporadas (373-328)
GM: Rod Thorn, 11 temporadas, sete playoffs, nenhum título
Destaques: Andre Iguodala, Elton Brand, Jrue Holiday

Publicidade

Elenco

11- Jrue Holiday, armador
23- Louis Williams, armador
20- Jodie Meeks,ala- armador
12- Evan Turner, ala-armador
9- Andre Iguodala, ala
21- Thaddeus Young, ala
5- Andres Nocioni, ala
42- Elton Brand, ala-pivô
16- Marreese Speights, ala-pivô
33- Craig Brackins, ala-pivô
50- Lavoy Allen, ala-pivô
0- Spencer Hawes, pivô
8- Nikola Vucevic, pivô
4- Tony Battie, pivô

Publicidade

O ano de 2011 foi bom para o Philadelphia 76ers. Com uma campanha de 28 vitórias e 21 derrotas, o time “arrancou” rumo aos playoffs e fez o que pôde na série contra o poderoso Miami Heat: venceu um jogo e perdeu três das outras quatro partidas por diferença menor do que 10 pontos. Esta foi a prova de que existe qualidade e talento no elenco.

O atlético e explosivo perímetro formado por jogadores como Andre Iguodala, Jrue Holiday, Evan Turner e Thaddeus Young recebeu a maior parte do crédito pela “virada” da equipe. No entanto, o “ressurgimento” do ala-pivô Elton Brand – que viveu seu melhor momento desde 2007– também teve grande papel no processo.

Publicidade

Excetuando o pouco utilizado Jason Kapono (que foi para o Los Angeles Lakers), o 76ers entra nesta nova temporada com o mesmo grupo da anterior. Com os investimentos para garantir a permanência de Thaddeus Young, Spencer Hawes e do veterano Tony Battie, o time acredita na continuidade para seguir no caminho das vitórias.  

O perímetro

Dono de um dos mais explosivos perímetros da liga, o 76ers deve seguir com o mesmo trio de titulares que terminou a temporada 2010-11: Jrue Holiday, Andre Iguodala e Jodie Meeks. Enquanto os dois primeiros são atletas de elite, o terceiro é o “arremessador” do quinteto.

Publicidade

Assim como na temporada passada, nos descansos de Holiday, a armação fica a cargo de Louis Williams – quarto cestinha da equipe em 2010-11 (13.7 pontos). Mas o posto de principal reserva de Philadelphia tende a sair progressivamente de suas mãos e ir para Evan Turner, que é o substituto natural de Meeks e está encontrando seu espaço na liga depois de um início de carreira desanimador.

Na posição três, Iguodala tem como reserva natural Thaddeus Young, que teve a quinta maior média de pontos do time na campanha anterior (12.7). Como o ala também cobre minutos da rotação de ala-pivô, o argentino Andres Nocioni deverá continuar tendo a oportunidade de jogar alguns minutos por partida.

Publicidade

O garrafão

Depois de quatro anos “sumido”, Elton Brand finalmente voltou a mostrar um pouco do seu melhor basquete na última temporada. Com médias de 15 pontos e 8.3 rebotes, ele é indiscutível como ala-pivô titular. O restante da rotação de garrafão do Sixers é mais complicada de se avaliar.

Publicidade

Os teóricos substitutos de Brand seriam Marreese Speights e Craig Brackins. No entanto, os dois deixaram a desejar na última temporada e fizeram com que Doug Collins colocasse Thaddeus Young para assumir papel secundário na posição. Inicialmente, ele deverá seguir como principal reserva na ala-pivô, enquanto Speights e Brackins recebem oportunidades menores.

Na posição cinco, Spencer Hawes deverá seguir como titular. Criticado por jogar demais fora do garrafão e ser fraco defensivamente, ele pode vir a perder tempo de quadra durante a temporada para o calouro Nikola Vucevic, o reserva imediato. Enquanto isso, o veterano Tony Battie tende a ser cada vez menos utilizado por Collins.

Publicidade

Análise geral

O jovem núcleo do Sixers já deu trabalho na última temporada e, com a manutenção da base, a tendência é que continue sendo um adversário complicado em 2012. A conferência Leste, porém, teve um considerável aumento de qualidade recente, o que eleva o nível de exigência para se alcançar o topo.

Publicidade

Embora tenha um banco de reservas muito interessante (Williams, Young, Turner), a falta de uma rotação mais qualificada na posição cinco e os oponentes cada vez mais fortes não devem permitir um grande crescimento à franquia.

Previsão: 8º lugar na conferência Leste.

Últimas Notícias

Comentários