https://www.youtube.com/watch?v=YbJA_RzSBqY
O início de temporada abaixo das expectativas do Memphis Grizzlies forçou uma postura ativa do treinador Dave Joerger neste domingo. Sob pressão no cargo, o técnico surpreendeu ao realizar duas mudanças no quinteto titular para a partida contra o Miami Heat: colocou os veteranos Zach Randolph e Tony Allen no banco de reservas para apostar em uma formação mais baixa, com a entrada de Matt Barnes e Courtney Lee.
“Nosso time está mudando e vai ficar assim por um tempo. O que está acontecendo não é culpa de ninguém. Não há ninguém sendo culpado pelo momento da equipe. Essa é somente uma oportunidade de fazer as coisas de forma diferente”, explicou Joerger, defendendo as alterações promovidas no time depois da derrota por 100 a 97.
Randolph e Allen foram duas das referências do elenco do Tennessee nos últimos anos, que teve sucesso a partir da forte defesa e mantendo-se firme na estratégia (cada vez mais rara) de atuar com dois jogadores de garrafão tradicionais. O ala-pivô, que não iniciava uma partida no banco há mais de três anos, também ficou surpreso com a decisão, mas assegurou não ter problemas com a reserva.
“Eu faço o que for preciso para ajudar o time. Sou um cara que pensa primeiro na equipe e podem contar comigo, qualquer que seja a situação. Dave me disse que essa é uma liga em que todos se imitam e, hoje, todo mundo está apostando em formações mais baixas. Isso é o que vamos fazer também e estou de acordo”, garantiu Randolph, que atuou 26 minutos contra o Heat anotando 12 pontos, seis rebotes e quatro assistências.
A entrada de Lee e Barnes no quinteto inicial pode ser a última cartada de Joerger para manter-se no comando técnico do Grizzlies. Com só 13 vitórias em 25 jogos nesta temporada – incluindo três derrotas por 30 ou mais pontos de diferença –, especula-se que o treinador esteja muito próximo de ser demitido pela direção de Memphis. Além dos resultados ruins, a relação do comandante com os dirigentes da franquia teria piorado bastante desde o fim da última campanha.