A disputa pelos prêmios individuais da temporada está oficialmente encerrada. A NBA anunciou que os jogos a serem realizados em Orlando antes do início dos playoffs não terão validade para essas votações, assim como a escolha dos três quintetos ideais do ano. A liga ainda disse que todos os indivíduos com “voz” nessas eleições – jogadores, jornalistas, treinadores – vão ser consultados até o próximo dia 30.
“A decisão de excluir as partidas finais das votações dos prêmios assegura que seja um processo justo em que os atletas e técnicos de todas as 30 equipes tenham as mesmas chances de serem reconhecidos por suas performances na temporada regular”, explicou a direção da NBA, em um memorando oficial enviado às franquias na última sexta-feira, lembrando sobre a ausência de oito times em Orlando.
A nova orientação não inclui as listas estatísticas, ou seja, os reconhecimentos de maior pontuador e reboteiro da temporada ainda estariam teoricamente abertos. O problema, no entanto, é que os atuais líderes possuem grandes vantagens – em alguns casos, até inalcançáveis já. James Harden (pontos), Andre Drummond (rebotes) e LeBron James (assistências) tem essas honras informais virtualmente garantidas.
Harden, com isso, tem tudo para confirmar-se como o principal anotador da NBA pelo terceiro ano consecutivo e alcançar uma marca histórica. Somente sete atletas antes conseguiram liderar a liga em pontuação por três anos em sequência: Neil Johnston, George Mikan, Wilt Chamberlain, George Gervin, Bob McAdoo, Michael Jordan (em suas sequências separadas) e Kevin Durant.
O encerramento precoce da “corrida” pelos prêmios individuais praticamente sentencia que o armador Ja Morant, por exemplo, será eleito calouro do ano. Outras honrarias, porém, seguem mais abertas. O troféu de MVP da liga está entre as questões incertas: James e Giannis Antetokounmpo devem ter chances semelhantes de premiação e a decisão pode acontecer voto a voto nesse ano.
O Jumper Brasil, prevendo um cenário semelhante, realizou sua tradicional votação dos melhores da temporada com 31 dos principais jornalistas e produtores de conteúdo do país logo após a suspensão dos jogos da liga por conta da pandemia do coronavírus. Confira os resultados das nossas votações nos links abaixo: