É possível ser campeão sem defender na NBA?

O Brooklyn Nets conta com Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving, mas só isso basta para vencer a temporada?

melhores trios da NBA Fonte: Adam Pantozzi/AFP

O Brooklyn Nets é um dos times com mais talentos individuais na temporada, mas existem alguns aspectos que deixam dúvidas. É possível o Nets ser campeão sem defender na atual campanha da NBA? Claro que, pela amostragem, é difícil dizer, com clareza, o impacto real que o trio formado por Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving podem causar a um adversário nos playoffs, mas o histórico da liga não é lá dos mais favoráveis.

Continua após a publicidade

Durant, Harden e Irving atuaram juntos em apenas sete partidas pelo Nets. Seja por lesões ou pelos protocolos de COVID-19, o técnico Steve Nash praticamente não conseguiu juntar seus astros na primeira temporada. Foram cinco vitórias e duas derrotas. Eles não jogam juntos desde o dia 13 de fevereiro. Agora, algo para preocupar: perdeu para Cleveland Cavaliers e Toronto Raptors, que não vão aos playoffs.

20 de janeiro – Nets 135 x 147 Cavs*
23 de janeiro – Nets 128 x 124 Heat
25 de janeiro – Nets 98 x 85 Heat
27 de janeiro – Nets 132 x 128 Hawks
02 de fevereiro – Nets 124 x 120 Clippers
05 de fevereiro – Nets 117 x 123 Raptors
13 de fevereiro – Nets 134 x 117 Warriors

Continua após a publicidade

*Vencedor em caps

Como informado acima, a amostragem quase não existe e, restando seis jogos para o fim da fase regular, dificilmente os três vão atuar juntos antes dos playoffs, já que Harden ainda se recupera de lesão na coxa e, claramente, a comissão técnica não quer acelerar seu retorno às quadras, mesmo que isso faça com que o Nets não fique em primeiro no Leste. É mais importante ter o jogador saudável para a próxima fase do que arriscar uma volta para ter mando de quadra até o fim da conferência.

Continua após a publicidade

A chegada de Harden fez com que o time abrisse mão de Caris LeVert e Jarrett Allen, além de Taurean Prince. O Nets perdeu poder de marcação. Depois, assinou com os dispensados Blake Griffin e LaMarcus Aldridge. O problema é que Aldridge, projetado para ser o pivô titular nos playoffs, atuou em apenas cinco jogos e aposentou-se, após um problema no coração.

Hoje, o Nets vem de três derrotas consecutivas, sendo duas delas no confronto direto para o Milwaukee Bucks, sofrendo, em média, 42.5 pontos de Giannis Antetokounmpo. Tudo bem que Harden não atuou, mas imagine uma série entre os dois times nos playoffs…

Continua após a publicidade

Uma das maiores vontades de Nash e de diversos técnicos na NBA é de jogar sem pivô. Ele chegou a utilizar formações sem um jogador da posição em diversos momentos, mas aqui vai um detalhe: quando DeAndre Jordan atuou por 20 minutos ou mais, o time venceu 25 dos 34 jogos (73.5%). O aproveitamento cai quando o jovem Nicolas Claxton faz o mesmo (63.6%).

Continua após a publicidade

Não estou defendendo Jordan em quadra. Não é isso. Defendo um pivô experiente na posição. Griffin pouco atuou ali por toda a carreira, mas vem sendo útil. Claxton é muito promissor, mas pouco experimentado. São apenas 41 jogos na liga em dois anos. Não será nos playoffs que Nash vai utilizar o atleta para marcar um jogador como Antetokounmpo, por exemplo. Ou vai?

Nash precisa encontrar um Bam Adebayo em seu elenco. O pivô do Miami Heat “segura” Antetokounmpo a 21.3 pontos e 49.4% de aproveitamento. Desde o início do confronto, o atleta do Bucks faz, na NBA, 28.0 pontos e 55.5%. Será que Claxton pode ser essa resposta? Por mais que Jeff Green, Blake Griffin, Jordan e Durant tenham tentado, nos dois jogos contra o time de Milwaukee, o atual duas vezes MVP não teve quem o parasse.

Continua após a publicidade

A defesa é um problema.

Na liga, o Nets é o nono que mais sofre pontos, tem a quarta pior eficiência defensiva, é o quinto que menos pressiona o adversário a cometer erros de ataque, o nono que mais permite cestas de três convertidas e o quarto que menos rouba bolas.

Claro que imaginamos que, nos playoffs, jogadores como Irving e Harden vão se esforçar mais defensivamente. Não dá para esperar muito de Durant, por conta da lesão que sofreu no tendão de Aquiles, saindo para fazer coberturas o tempo todo. A resposta do técnico, então, pode estar em Bruce Brown. Sem Spencer Dinwiddie, lesionado no início da atual campanha, Nash deu minutos a Brown, que o ajudou imediatamente.

Continua após a publicidade

Mas com um time saudável, quanto tempo de quadra Brown teria? Especialmente nos playoffs, com Joe Harris, Harden e Irving no quinteto titular e Landry Shamet vindo do banco, o técnico vai precisar se virar para dar espaço a ele. Existe, ainda, a possibilidade de Dinwiddie retornar na pós-temporada. Aí que eu quero ver.

campeão sem defender NBA

Nathaniel S. Butler/AFP

Porém, deixando de lado a parte defensiva um pouco, o aspecto Harden. A importância do astro no Nets é algo incrível. Com ele, o time possui 27 vitórias e sete derrotas (79.4% de aproveitamento). Sem ele, nove vitórias e dez derrotas (47.4%). Nada ou ninguém faz tanta falta ao Brooklyn quanto o camisa 13.

Continua após a publicidade

Quando ele joga, Irving vira ala-armador, fazendo uso de um de seus melhores artifícios, o arremesso de três. Enquanto isso, Harden fica mais com a bola nas mãos e carrega parte da responsabilidade para si. Parece individualismo, mas as 11 assistências por partida desmentem qualquer tese. Ele organiza melhor o time e deixa seus adversários preocupados com o que ele vai fazer: arremessar de três com aquele step back, passar ou infiltrar. Um jogador deste nível é imprevisível.

Vamos imaginar o seguinte: Harden (25.4 pontos), Durant (28.3), Irving (27.0) fazem qualquer oponente se intimidar. Mas eles vão conseguir arremessar o quanto fizeram durante a fase regular? Somados, eles arriscam 55.6 vezes por partida. Mas em um time que vive de isolation e arremessa 87.7 vezes por jogo, sobraria algo como 32 lances para o resto da equipe. Joe Harris, Jeff Green, Blake Griffin e Landry Shamet tentam 32.6 por jogo. Nos playoffs, a tendência é ver esse número de arremessos (87.7) cair, mas será que os astros vão querer diminuir?

Continua após a publicidade

Esse tipo de ajuste que Nash vai precisar entender. Se vai ser campeão, o papo é outro. É difícil enxergar o Nets longe da briga, mas, ao mesmo tempo, como vai fazer isso sem uma defesa forte? Agora, se vencer, será que outros times vão querer repetir a fórmula?

[forminator_poll id=”179705″]

Últimas Notícias

Comentários