A seleção masculina da Letônia recebeu uma péssima notícia nesta segunda-feira. O jovem Kristaps Porzingis anunciou que não defenderá a equipe nacional nos próximos meses, quando vai disputar uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro pelo torneio qualificatório mundial. O ala-pivô do New York Knicks vai abrir mão de vir ao Rio de Janeiro para fazer atividades específicas nos EUA.
“Meu coração está dizendo que eu deveria jogar pelo meu país. Mas, ao mesmo tempo, tenho consciência de que essa é uma importante offseason para mim e realmente quero treinar individualmente”, argumentou o atleta de 20 anos, em entrevista coletiva concedida em seu país natal. Embora nunca tenha atuado pela seleção adulta letã, ele era considerado convocação certa neste ano.
Porzingis disse múltiplas vezes nos últimos meses que se interessava em defender a Letônia no meio do ano, mas pode ter tido sua decisão influenciada pelo Knicks. Segundo Ian Begley, da ESPN, a franquia contava com a permanência do novato nos EUA para trabalhar com os técnicos da equipe na offseason. Se atendesse ao chamado da seleção e conseguisse vaga nos Jogos Olímpicos, ele “perderia” mais de dois meses de treinos específicos com a supervisão do time.