O Miami Heat trabalha para colocar-se em condições de concorrer por reforços de elite na agência livre de 2021. E, para que isso seja possível, a franquia deverá depender da compreensão de um dos seus principais jovens talentos nos próximos meses. Segundo Brian Windhorst, da ESPN, o time da Flórida não deverá oferecer uma extensão prévia para o jovem astro Bam Adebayo visando não comprometer flexibilidade salarial.
O pivô de 23 anos será elegível a um contrato de mais de US$100 milhões na offseason que está por vir e, por mais que a intenção da equipe seja mantê-lo, fechar um vínculo prévio iria comprometer decisivamente a disponibilidade de investimentos de Miami no ano que vem. Os executivos da Flórida sonham, notadamente, com a contratação dos craques Giannis Antetokounmpo e/ou Victor Oladipo em 2021.
Fazer que Adebayo “espere” mais um ano por um novo acordo não traria menor salário para o jogador, apenas o risco de jogar mais uma temporada sem garantias prévias e uma oportunidade testar o mercado como agente livre restrito. Eleito para o primeiro Jogo das Estrelas nesse ano, o jovem pivô registra médias de 16.2 pontos (com quase 57% de acerto nos arremessos de quadra), 10.5 rebotes e 5.1 assistências.