Por que Ray Allen caiu de produção?

Por Vinícius Veiga Ray Allen chegou ao Miami Heat com status de estrela. Para integrar o ‘’Big Three’’ (formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh), o melhor chutador da história da NBA aceitou um contrato modesto, válido por duas temporadas, ao custo de US$ 6 milhões. Allen foi contratado para ser o sexto homem da equipe, […]

Fonte:

Por Vinícius Veiga

Ray Allen chegou ao Miami Heat com status de estrela. Para integrar o ‘’Big Three’’ (formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh), o melhor chutador da história da NBA aceitou um contrato modesto, válido por duas temporadas, ao custo de US$ 6 milhões.

Allen foi contratado para ser o sexto homem da equipe, papel que ele está cumprindo com regularidade. Depois de 44 partidas, o camisa número 34 do Heat não está sendo nem sombra daquele atleta que fez história nos Celtics.

Publicidade

Allen no Heat (2013)   Allen no Celtics (2008-2012)
10,9 Pontos por jogo 16,5
46,2% Aproveitamento chutes de quadra 47%
42% Aproveitamento bolas de três 41,3%
25,6 Minutos por jogo 35,5

Como está representado na tabela, Ray era mais utilizado em Boston. Os pontos e minutos por partida falam por si só. Parte da boa passagem dele em Massachusetts, deve-se ao sistema de jogo utilizado pelos Celtics. Rajon Rondo é um grande armador, sabe achar os companheiros livres de marcação como poucos na NBA, e acionava Allen com muita regularidade, sendo muito efetivo saindo do screen para executar os arremessos de três pontos. Os dois formaram uma grande dupla. O veterano também era muito entrosado com a equipe, tinha o timing perfeito das jogadas ensaiadas.

No Miami Heat, a equipe comandada pelo jovem treinador Erik Spoelstra, não tem um armador de qualidade. Mario Chalmers e Norris Cole não são playmakers de origem, juntos eles combinam para 5,1 assistências por jogo. LeBron James, ala, é quem faz o trabalho de distribuidor de jogadas do time. O atual MVP desempenha essa tarefa muito bem, média de 7 assistências e 2,9 turnovers por jogo na atual temporada.

Publicidade

Com 37 anos, Allen não consegue criar chutes para si mesmo com regularidade. Mesmo LeBron tendo bons números como passador, ele não é um armador de origem, é um ala que constantemente ataca a cesta, um pontuador. Rondo, por outro lado, é um criador de jogadas que prioriza o passe, característica que facilitava o jogo de Ray.

Allen ainda está em um processo de transição. Afinal, tem apenas seis meses que ele está no Miami Heat. Embora os números de 2012-2013 não sejam os melhores de sua carreira, ele foi decisivo em algumas partidas nesta temporada. Lembram daquele jogo contra os Nuggets, quando ele anotou aquela bola de três pontos e ainda sofreu a falta para vencer o jogo? Pois é, apesar da má fase, não se pode descartar Ray Allen no último quarto. Ele ainda é clutch

Publicidade

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hxDFJCZeP04]

Acho que ele não voltará a ser o grande jogador que foi nos tempos de Celtics. Porém, foi uma boa contratação, custo pequeno e de retorno razoável. Ray Allen é um atleta experiente, com um longo histórico de decisões, já conquistou um título da NBA e poderá ser importante para o Miami Heat na pós-temporada.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários