O Phoenix Suns é o líder da temporada 2021-22 com sobras, mas Chris Paul é pouco considerado para o prêmio de MVP da NBA. Impensável, apesar de sabermos que existem outros grandes jogadores fazendo números fantásticos. No ranking que o site da liga apresenta semanalmente, porém, o armador do Suns não passa do quarto lugar. É justo?
Na parada para o Fim de Semana das Estrelas, Paul possui médias de 14.9 pontos, 10.7 assistências, 4.5 rebotes e 1.9 roubada em 58 partidas disputadas. Claro, a NBA quase sempre privilegiou quem pontua mais. Joel Embiid, Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo, os líderes, ultrapassam os 25 pontos por jogo.
Brian Sevald / AFP
No entanto, existe precedente.
No site Statsmuse é possível verificar a seguinte informação: dois jogadores já conseguiram o prêmio com pontuação menor que Paul: Bill Russell (1965) e Wes Unseld (1969). Embora isso tenha acontecido há mais de 50 anos, por que Chris Paul não pode ser o MVP da atual temporada da NBA?
Statsmuse
Sem forçar muito, porém, o armador do Suns pode fazer algo similar a Steve Nash e superar os 15.5 pontos que teve em 2004-05. Já não faz tanto tempo assim, né? Desde 2006, com o próprio Nash, a liga não premia quem faz 20 pontos ou menos.
Vá lá, Paul já esteve muito perto de vencer. Em 2007-08, ele foi o segundo mais votado, atrás apenas de Kobe Bryant. Curiosamente, foi o único MVP do ídolo do Los Angeles Lakers. Em 2011-12, o armador foi o terceiro, enquanto LeBron James foi o primeiro e Kevin Durant, o segundo.
Suns faz campanha histórica
Após 58 jogos disputados, o Phoenix Suns possui 48 vitórias, seis a mais que o Golden State Warriors e dez acima de Chicago Bulls e Miami Heat, líderes na concorrida conferência Leste. No ritmo atual, o time de Phoenix pode atingir 68 triunfos, o que seria, de longe, a melhor marca da franquia. Além disso, só ficaria atrás do Golden State Warriors de 2015-16 (73-9), Chicago Bulls de 1995-96 (72-10), Los Angeles Lakers de 1971-72 (69-13), Bulls de 1996-97 (69-13) e Philadelphia 76ers de 1966-67 (68-13). Destes, apenas o Warriors não venceu o campeonato com tal campanha.
O Suns, que bateu na trave no ano passado, ainda não possui um título da NBA. O time da atual temporada, no entanto, está a três vitórias de igualar a campanha de 2020-21, mas com 14 jogos a menos. Isso mostra a dimensão que Chris Paul e seus comandados atingiram.
Vale lembrar que há poucos anos, o armador foi trocado quando jogava pelo Houston Rockets por Russell Westbrook para o Oklahoma City Thunder. O resultado? O Thunder, que se preparava para o tank, foi aos playoffs. Na temporada seguinte, Paul foi para o Suns e o time ficou com o vice, depois de dez anos seguidos sem sequer disputar os mata-matas.
O impacto de Chris Paul na NBA é de um MVP, mas o ranking mostra que não.
Concorrência forte, mas injusta
Joel Embiid, Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo brigam pelo MVP. No entanto, hoje, nenhum dos três estão em times posicionados entre os quatro melhores de suas conferências. Durante muito tempo, a prerrogativa era que o premiado seria aquele que estivesse no topo da tabela, com raras exceções.
Ninguém está questionando a temporada individual dos astros. Aliás, eles são imensos não só na atual campanha, mas em suas carreiras. Entretanto, a análise é em cima da classificação. O posicionamento sempre foi crucial.
Nas últimas 40 temporadas, o MVP ficou com o time de melhor campanha em sua conferência em 31 oportunidades. Em quatro vezes, o prêmio foi para a equipe que ficou em segundo, enquanto o terceiro ganhou três e o quarto, uma. Quem destoa é Russell Westbrook, após o Oklahoma City Thunder ser o sexto em 2016-17.
Portanto, a média desde então é de 1.35 para a posição do vencedor.
Por mais que o Philadelphia 76ers cresça de produção com James Harden e, eventualmente, consiga subir para as três primeiras posições do Leste, é difícil imaginar Embiid fazendo os mesmos números de hoje. Terá impacto.
Jokic não deverá ter muita ajuda de reforços, especialmente porque Michael Porter e Jamal Murray só poderão retornar às quadras no fim da temporada. Então, dificilmente vai atingir o topo da tabela.
Por fim, tem Antetokounmpo. O Bucks, sim, pode subir sem que o grego perca performance.
Definitivamente, Chris Paul poderia ter seu nome mais discutido nas conversas para MVP da NBA.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram