A Confederação Brasileira de Basquete foi suspensa pela Fiba nesta segunda-feira. Em comunicado feito através de seu site oficial, a federação que controla o esporte anunciou que todas as seleções do país estão fora das próximas competições até que tudo seja resolvido. Além disso, a punição impede a participação de clubes brasileiros em torneios organizados pela Fiba.
Há dois meses, a Fiba criou uma força-tarefa comandada pelo espanhol José Luis Saez, ex-presidente da Federação Espanhola de Basquete (FEB), para analisar os problemas da CBB.
“O Comitê Executivo encorajou enfaticamente a CBB a trabalhar com a Fiba e a sua força-tarefa a fim de superar suas graves dificuldades institucionais, desportivas e financeiras. Outras comunicações entre as partes deverão ocorrer ainda este mês, a fim de estipular planos concretos de reestruturação”, informa a entidade máxima do basquete.
Dentre as principais reclamações da Fiba estão a falta de pagamento de valores devidos, que quase tiraram as seleções do Brasil dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a não participação em competições internacionais de jovens e campeonatos mundiais 3×3 Sênior, além da não organização de um evento da categoria no Rio de Janeiro. Além disso, houve uma intervenção de terceiros e financiamento de atividades nas seleções nacionais.
Para a entidade, não há qualquer controle da CBB para realizar qualquer tipo de reestruturação no basquete nacional. Foi citado ainda o fato de que o Brasil vive uma crise financeira e a Confederação não consegue cumprir prazos, nem financiar suas dívidas.
O caso será reavaliado no dia 28 de janeiro de 2017.