Gregg Popovich segue fazendo história na NBA. O treinador do San Antonio Spurs superou na noite de domingo o 11 vezes campeão da liga, Phil Jackson, após bater o Phoenix Suns, em casa, por 112 a 95 e agora é o sexto técnico com o maior número de vitórias, com 1.156. Apesar da marca, Popovich estava preocupado mesmo com o massacre ocorrido em uma igreja, na manhã de domingo, no sudeste do Texas.
“Nós vencemos um jogo de basquete. Considerando o que aconteceu hoje, não tem significado algum”, afirmou. “Quando você pensa sobre toda a tragédia que aquelas famílias estão sentindo, é inconvencível e impossível pensar em outra coisa. Então, eu acho que falar sobre basquete é provavelmente inapropriado. Então, tenham uma boa noite”.
Popovich assumiu o Spurs em dezembro de 1996, no ano em que o time texano perdeu David Robinson e Sean Elliott, seus principais jogadores, por lesões. Desde a temporada seguinte, até 2016-17, ele conduziu a equipe aos playoffs em todas as oportunidades e foi eleito o técnico do ano em três ocasiões. Apenas George Karl (1.175), Pat Riley (1.210), Jerry Sloan (1.221), Lenny Wilkens (1.332) e Don Nelson (1.335), estão acima dele em vitórias.
Detentor de cinco títulos, Popovich ainda pode subir mais um degrau nesta temporada. Ele precisa de mais 19 triunfos para igualar Karl na quinta posição. Em 2017-18, o Spurs possui seis vitórias em dez embates e ocupa o sexto lugar na conferência Oeste.