[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=COeD0GljzLI]
Gregg Popovich nunca pareceu acreditar que o ala-pivô Serge Ibaka estava fora dos playoffs por conta da distensão na panturrilha sofrida na semana passada. E o técnico do San Antonio Spurs tinha razão em duvidar. O atleta recuperou-se antes do previsto, foi titular do Oklahoma City Thunder no terceiro jogo das finais do Oeste e teve participação fundamental na primeira vitória da equipe na série.
Após a partida, o treinador texano não poupou elogios à grande atuação e profissionalismo do oponente. “Eu acho que ele é um homem e jogador especial. Trata-se de um dos atletas mais talentosos da liga porque causa impacto nos dois lados da quadra, mas também uma pessoa boa fora das quatro linhas. Serge é o melhor defensor da liga”, cravou o ganhador do prêmio de melhor técnico do ano na NBA.
Ibaka terminou a partida com 15 pontos, sete rebotes e quatro tocos em 30 minutos de ação. Ele deixou a quadra visivelmente emocionado, sob aplausos da torcida local, após encarar a provável situação mais difícil de sua carreira. Nada impossível de ser superado, porém, para alguém que viveu os horrores da guerra civil do Congo quando criança, sem os pais e criado em uma casa sem energia elétrica e sistema de esgoto com outros dez irmãos.
“Quando você ouve histórias assim que entende o que é adversidade. Adversidade não é estar perdendo uma final de conferência por dois jogos. O passado de Serge foi uma adversidade e você passa a gostar do atleta ainda mais ao saber de tudo isso. É incrível”, exaltou o veterano Manu Ginobili, que está com dores no pé esquerdo, mas não deverá ser um problema para o quarto confronto das finais.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2l2ZGTpJTMc]
Muitos viram sua recuperação relâmpago como quase um ato heroico, mas Ibaka encarou o retorno antes do esperado como uma obrigação. “Quando você assina um contrato na NBA, você precisa superar tudo. Não importa o que tenha acontecido na noite anterior, se foi uma derrota feia ou uma lesão, você assina um compromisso de superação. É para isso que sou pago” minimizou.
Enquanto os jogadores do Thunder treinaram nesta segunda-feira, o ala-pivô passou o dia de atividades sentado e com bolsas de gelo na panturrilha esquerda. Ele reconheceu que sentiu dores e desconforto na região durante a partida do fim de semana, mas, ao que tudo indica, estará novamente em quadra na noite desta terça.
Mesmo com todos os elogios feitos a Ibaka, Popovich vê a chave para mudar o jogo está na postura do Spurs e não em jogadores específicos adversários. “Eu fiquei muito desapontado que não tenhamos sido mais incisivos. Eles acabaram com a gente nos rebotes, venceram a briga pelas bolas divididas e isto é decepcionante para mim. Não é a forma que você gostaria de encarar o jogo”, avaliou o técnico, com o estilo rabugento de sempre.
Rabugento sim, mas, mesmo após uma derrota, ainda com senso de humor. Ginobili preocupa, Popovich? “Manu está bem… ou está fora dos playoffs”, brincou.