O treinador da seleção norte-americana, Mike Krzyzewski, anunciou nesta semana que planeja deixar o cargo após os Jogos Olímpicos de Londres. Caso a decisão seja confirmada, a USA Basketball – entidade que gerencia o esporte no país – entrará na busca por um novo técnico a partir de setembro. E o favorito inicial para assumir o posto é Gregg Popovich, comandante do San Antonio Spurs.
Em 2005, quando a seleção contratou Krzyzewski, Popovich era o segundo candidato da organização. “Naquela época, quando falei com ‘Coach K’, ele comemorou muito. Não senti o mesmo entusiasmo em Pop. Depois de algum tempo, ele me mandou uma carta dizendo que tinha o entendido errado – e talvez tivesse mesmo. Certamente, Gregg é o primeiro nome em nossa lista agora”, confirmou Jerry Colangelo, diretor da USA Basketball.
Popovich tem 63 anos e está no comando do Spurs desde 1996. Pela franquia, o treinador conquistou quatro títulos da NBA (1999, 2003, 2005 e 2007) e acaba de ganhar o prêmio de melhor técnico da liga pela segunda vez. No acumulado da carreira à beira da quadra, ele possui 847 vitórias e 399 derrotas (68% de aproveitamento).