Nas últimas três temporadas, o armador Tony Parker gradativamente vem diminuindo suas médias em pontos. Os torcedores do San Antonio Spurs podem esperar a continuação desta queda na pontuação na próxima campanha da equipe, isso porque, o francês vai desempenhar um papel voltado para a construção de jogadas e liderança dentro de quadra.
“Tem sido ótimo”, avaliou Parker sobre a nova forma de jogar. “Eu amo meu papel e vou dar o meu melhor para que possamos ganhar os jogos. Nós vencemos 67 jogos na última campanha, tentaremos repetir o feito e ir mais longe nos playoffs. Meu principal papel é deixar o treinador feliz. Eu não me importo se as pessoas não entendem a minha função ou todas as coisas que tenho que fazer agora”.
Na última temporada, Parker teve sua menor taxa de participação das jogadas ofensivas do time (21.2%) desde seu ano de estreia. O técnico Gregg Popovich sabe que a transição entre os atletas mais importantes de uma franquia é inevitável, o que vem acontecendo na equipe do Texas desde a ascensão de Kawhi Leonard e as chegadas de LaMarcus Aldridge e Pau Gasol.
“Ele tem feito cada vez mais pela equipe e um grande trabalho, assim como David [Robinson] fez por Tim [Duncan] e Tim fez por Manu [Ginobili] e Tony”, analisou Popovich. “Ele está percebendo que a bola tem que ir para diferentes lugares e está se saindo muito bem nisso, em encontrar seus companheiros livres”, concluiu o técnico.