Playoffs das contusões

Todo mundo sabe que a NBA só começa de fato é quando os playoffs iniciam. Não adianta dizer que não, pois muitos times jogam boa parte da temporada regular empurrando com a barriga. Mas este ano a situação parece não ser bem essa. Eu poderia dizer que o Los Angeles Lakers forçou tanto a barra […]

Fonte:

Todo mundo sabe que a NBA só começa de fato é quando os playoffs iniciam. Não adianta dizer que não, pois muitos times jogam boa parte da temporada regular empurrando com a barriga. Mas este ano a situação parece não ser bem essa.

Eu poderia dizer que o Los Angeles Lakers forçou tanto a barra para ir para os playoffs, que seus jogadores acabaram quebrados antes do filé. Até poderia, pois Kobe Bryant, Steve Nash, Dwight Howard e Pau Gasol perderam parte da temporada regular, mas agora, os dois primeiros estão machucados e, em seus lugares, entraram os pouco brilhantes Darius Morris e Andrew Goudelock. 

Kobe, que fazia sua melhor temporada dos últimos anos, só volta em 2013-14. Depois ficou sem jogadores de menor importância, mas que poderiam ajudar na rotação, como Jodie Meeks e Steve Blake. O Lakers, perdendo por 3 a 0 na série para o San Antonio Spurs, agora que não vai para lugar algum.

Publicidade

Porém, algumas equipes que brigaram pelas primeiras posições na fase inicial, agora sentem na pele o que é perder um jogador importante. E não estou falando de rotação, mas de titulares e até mesmo, astros. 

Derrick Rose, do Chicago Bulls, se contundiu ainda na temporada passada e sequer entrou em quadra em 2012-13. O Bulls, pelo menos, tem um bom elenco e que foi capaz de suportar a bomba. Com isso, Joakim Noah e Carlos Boozer fizeram uma temporada incrível. Entretanto, Noah já pediu para jogarem a toalha. Por conta de dores no pé, ele mal consegue andar. Mas como são os playoffs,vai no sacrifício.

Publicidade

Outro armador, Rajon Rondo, do Boston Celtics, teve uma lesão no joelho e também desfalca sua equipe. Mas o Celtics está tão mal, que nem sei mais o que dizer. A situação lá parece outra, além do que acontece em quadra. De qualquer forma, Rondo faz muita falta na organização da equipe.

Agora, Russell Westbrook deixa o Oklahoma City Thunder com as calças arreadas. O fiel escudeiro (nem tanto, mas…) de Kevin Durant teve uma contusão no menisco e está fora por tempo indeterminado. Se alguém vai assumir parte da carga ofensiva deixada por Westbrook, eu não sei. Mas penso que se um de seus melhores jogadores se machuca, ainda mais em uma fase dessas, o problema já foi criado. Agora é remendar. Acho que ainda vai longe, pois Durant é um fora de série do nível de Kobe e LeBron James. Os próximos jogos dirão mais sobre isso.

Publicidade

Mas não são apenas esses.

David Lee (Golden State Warriors), Lou Williams (Atlanta Hawks), Danny Granger (Indiana Pacers), e Danilo Gallinari (Denver Nuggets), estão todos fora dos playoffs. Amare Stoudemire, do New York Knicks, não joga desde o começo de março, e só volta às quadras, com alguma sorte, nas semifinais de conferência. O brasileiro Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, é a mais nova vítima dessas contusões. Com uma torção no tornozelo, poderá perder até dez dias.

Publicidade

Podemos culpar o calendário? Sim, claro. Mas são 82 jogos há algumas décadas e essas contusões não aconteciam com tanta frequência nesses momentos decisivos. 

Talvez, com os jogadores cada vez mais fortes fisicamente, as lesões seriam prevenidas com uma eficácia maior. Ou não. Existem exames que detectam fadiga muscular, mas não tem como antecipar uma torção, tão recorrente na NBA.

Publicidade

Infelizmente, não há como cravar o que causa tantas contusões. Uma maré de azar? Talvez, para quem acredita nessas coisas.

Que tal idade? Bem, perguntem para Tim Duncan o que ele acha disso.

O fato é que, quem estiver com os seus principais jogadores na ponta dos cascos, fisicamente falando, reunirá maiores chances de brigar pelo título. 

Publicidade

LeBron James curtiu isso. Like

Últimas Notícias

Comentários