O Minnesota Timberwolves, terceiro colocado da Conferência Oeste, encara, a partir deste sábado (4), o Denver Nuggets, segundo colocado, pelas semifinais dos playoffs da NBA. O time de Minnesota chega ao confronto após “varrer” o Phoenix Suns. A equipe do Colorado, por sua vez, avançou diante do Los Angeles Lakers, por 4 a 1. Na temporada regular, as equipes protagonizaram um duelo equilibrado, com duas vitórias para cada lado.
Confrontos na temporada
Minnesota Timberwolves 2 x 2 Denver Nuggets
- 01/11: Denver Nuggets 89 x 110 Minnesota Timberwolves
- 19/03: Minnesota Timberwolves 112 x 115 Denver Nuggets
- 29/03: Minnesota Timberwolves 111 x 98 Denver Nuggets
- 10/04: Denver Nuggets 116 x 107 Minnesota Timberwolves
Datas da série
04/05: Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets – 20h (Amazon Prime Video)
06/05: Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets – 23h (Amazon Prime Video)
10/05: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 22h30 (ESPN 2 e Star +)
12/05: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves – 21h (Amazon Prime Video)
14/05: Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets *
16/05: Denver Nuggets x Minnesota Timberwolves *
19/05: Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets *
* Se necessário
Destaques
Temporada regular
Minnesota Timberwolves (56-26)
- Anthony Edwards: 25.9 pontos, 5.4 rebotes, 5.1 assistências, 1.3 roubo de bola e 35.7% e de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Karl-Anthony Towns: 21.8 pontos, 8.3 rebotes, três assistências e 41.6% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Rudy Gobert: 14.0 pontos, 12.9 rebotes, 2.1 tocos e 1.3 assistência
- Mike Conley: 11.4 pontos, 5.9 assistências, 2.9 rebotes, 1.2 roubo de bola e 44.2% de aproveitamento nas bolas de três pontos
Playoffs – eliminou o Phoenix Suns na primeira rodada por 4 a 0
- Anthony Edwards: 31 pontos, oito rebotes, 6.3 assistências, dois roubos de bola e 43.8% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Karl-Anthony Towns: 19.3 pontos, 9.5 rebotes, 2.5 assistências e 43.8% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Rudy Gobert: 15 pontos, 11 rebotes, 1.5 assistência e 1.3 roubo de bola
- Jaden McDaniels: 14.3 pontos, 5.3 rebotes, 0.8 roubo de bola e 0.8 toco
Denver Nuggets (57-25)
- Nikola Jokic: 26.4 pontos, 12.4 rebotes, 9.0 assistências e 35.9% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Jamal Muray: 21.2 pontos, 4.1 rebotes, 6.5 assistências e 42.5% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Michael Porter: 16.7 pontos, 7.0 rebotes e 39.7% de aproveitamento nas bolas de três pontos
- Aaron Gordon: 13.9 pontos, 6.5 rebotes e 3.5 assistências
Playoffs – eliminou o Los Angeles Lakers na primeira rodada por 4 a 1
- Nikola Jokic: 28.2 pontos, 16.2 rebotes, 9.8 assistências, 1.2 roubo de bola e 33.3% de aproveitamento nas bolas de três
- Jamal Murray: 23.6 pontos, 7.2 assistências, 4.6 rebotes e um toco
- Michael Porter: 22.8 pontos, 8.4 rebotes, 1.2 roubos de bola e 48.8% de aproveitamento nas bolas de três
- Aaron Gordon: 13.8 pontos, 9.8 rebotes e 4.6 assistências
Na temporada
Minnesota Timberwolves e Denver Nuggets são rivais na Divisão Nordeste da NBA, mas se enfrentaram em apenas duas ocasiões nos playoffs. Em cada confronto, um deles avançou. O primeiro duelo aconteceu em 2004, pela primeira rodada. Na época, Kevin Garnett liderou o Wolves a quatro vitórias e apenas uma derrota, eliminando o adversário.
O segundo duelo, este mais recente, aconteceu na última pós-temporada. O Timberwolves foi o primeiro adversário da campanha do Nuggets, que terminou com um título inédito para a franquia de Denver. Como em toda a pós-temporada, o time do Colorado passou sem dificuldades, vencendo quatro de cinco confrontos.
Na atual temporada, o confronto entre as equipes também é equilibrado. Afinal, cada um deles venceu dois jogos. Em casa ou fora, o duelo também foi parelho. Isso porque cada um venceu um jogo como mandante e outro como visitante.
Contudo, o confronto mais marcante entre os dois times foi exatamente o último. Na ocasião, o Nuggets venceu, em Minnesota, e subiu para a segunda colocação do Oeste. O Timberwolves, por outro lado, caiu para a terceira posição. Ou seja, o duelo final entre as equipes decidiu quem teria o mando de quadra nestas semifinais.
Playoffs
O Nuggets chega aos playoffs como o time a ser batido em toda a NBA. Afinal, é o atual campeão e conseguiu manter a base vitoriosa da última temporada. Além disso, conta com mais uma temporada de alto nível de Nikola Jokic, que é o favorito para conquistar o terceiro prêmio de MVP em quatro anos.
Nestes playoffs, a equipe enfrentou o Los Angeles Lakers, na primeira rodada, em uma reedição das últimas finais de conferência. Mais uma vez, o time do Colorado passou sem dificuldades. Afinal, venceram o adversário em 4 a 1.
O Timberwolves, por sua vez, nem tomou conhecimento do adversário, o Phoenix Suns. Com atuações impecáveis de Anthony Edwards, e da fortíssima defesa, a equipe venceu os quatro jogos na série e “varreu” o trio de astros formado por Bradley Beal, Devin Booker e Kevin Durant.
Agora, Timberwolves e Nuggets se enfrentam para decidir um dos finalistas do Oeste nos playoffs da NBA.
Leia mais!
- Veja a classificação final, quem vai aos playoffs e play-in da NBA
- Julius Randle: “Tentei de tudo para reforçar Knicks nos playoffs”
- Nicolas Batum tem atuação decisiva pelo 76ers no play-in
Números de Timberwolves e Nuggets
Durante a temporada regular, o Minnesota Timberwolves se consolidou como a melhor defesa de toda a NBA. Com Rudy Gobert e Karl Anthony Towns no garrafão, e Jaden McDaniels como um defensor versátil, a equipe terminou com a melhor eficiência defensiva da NBA, com 108.4 pontos sofridos por 100 posses de bola.
No ataque, por outro lado, a equipe não registrou o mesmo destaque. Mesmo com Anthony Edwards, o Wolves terminou com 114.6 de eficiência ofensiva, apenas o 17º de toda a liga. A marca, inclusive, foi a pior entre as equipes do Oeste que avançaram à pós-temporada.
Nos playoffs, contudo, a situação se inverteu. Afinal, Edwards melhorou ainda mais seu jogo e viu os companheiros também progredirem ofensivamente. Assim, a equipe se transformou no melhor ataque, com um rating de 123.2. Na defesa, o rating é de 109.3, o sexto.
O Denver Nuggets, por sua vez, foi uma das equipes mais equilibradas de toda a temporada regular. No ataque, Nikola Jokic e Jamal Murray lideraram a franquia à quinta melhor eficiência ofensiva da liga, com 117.8. Já na defesa, o time terminou com um rating de 112.3, o oitavo na NBA.
Na pós temporada, inclusive, o equílibrio do time se manteve. Desse modo, o time registrou um aproveitamento ofensivo de 113.4 e defensivo de 109.7. Em ambos os quesitos, o Nuggets foi o oitavo melhor na pós-temporada.
A série
Como durante a temporada, Timberwolves e Nuggets devem proporcionar uma das séries mais equilibradas dos playoffs da NBA. Para o Wolves, é a oportunidade de comprovar o desempenho na temporada regular. Já para o Nuggets é a chance de alcançar as finais do Oeste mais uma vez, na tentativa de um bicampeonato.
Timberwolves
O Timberwolves tem armas suficientes para parar o Nuggets nos playoffs da NBA. Durante a temporada, afinal, o time de Minnesota terminou com a melhor defesa de toda a NBA. No garrafão, Rudy Gobert é um dos defensores mais dominantes e favorito ao prêmio de melhor defensor em 2023/24.
Portanto, o pivô francês terá o papel mais importante de toda a série: marcar Nikola Jokic. Mas, além dele, o garrafão do Wolves conta com Karl-Anthony Towns, que pode ajudar no trabalho contra o sérvio, nos momentos de descanso de Gobert.
Ainda na defesa, a franquia tem em Jaden McDaniels um dos defensores mais versáteis de toda a NBA. Capaz de marcar do armador ao ala-pivô, o camisa 3 é o principal marcador de perímetro do Wolves. Na série contra o Phoenix Suns, por exemplo, limitou Devin Booker a 18 pontos e 33.3% de aproveitamento nos arremessos gerais. Agora, será o responsável por conter os avanços de Jamal Murray.
Com um garrafão encaixado e McDaniels no perímetro, o Wolves tem armas suficientes para tentar conter uma das armas ofensivas do Nuggets, o pick-and-roll.
Mas, além da poderosa defesa, o Timberwolves conta com grande potencial ofensivo para a série. Na pós-temporada, afinal, o craque Anthony Edwards é o terceiro cestinha, com médias de 31 pontos por partida. Além disso, Towns é um dos pivôs mais completos da liga, capaz de pontuar no garrafão e no perímetro.
Quando os titulares estiverem descansando, Naz Reid, eleito melhor sexto homem da temporada, e Nickeil Alexander-Walker podem entrar e manter o alto nível.
Nuggets
O Nuggets, por sua vez, é o atual campeão e claro favorito para mais um título na NBA. E, novamente, Nikola Jokic é o líder da equipe na pós-temporada. Desse modo, deve seguir como a principal arma da equipe para bater o Timberwolves.
O pivô sérvio, inclusive, não teve dificuldades contra Rudy Gobert durante a temporada regular. Em três jogos, o duas vezes MVP registrou médias de 32.7 pontos, 10.3 rebotes e cinco assistências. Em pontos, por exemplo, foi bem melhor do que a média de sua temporada, com 28.2.
Outro ponto forte do time de Michael Malone é o pick-and-roll. Sob o comando de Jamal Murray, a equipe é uma das que mais utiliza o fundamento na NBA. Na série contra o Los Angeles Lakers, por exemplo, o armador trabalhou com seus pivôs em 37.5% das jogadas, o que resultou em média de 9.2 pontos.
Além disso, a alternativa proporciona espaço no perímetro para outro nome que cresceu nesta pós-temporada: Michael Porter. O ala vem de médias de 22.8 pontos e 48.8% de aproveitamento nas bolas de três na série contra o Lakers. Portanto, é uma preocupação a mais para a defesa do Wolves.
Por fim, na defesa, Aaron Gordon e Kentavious Caldwell-Pope devem ganharam papel importante na marcação de Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards, respectivamente, na série.
Palpite: Nuggets em seis jogos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp