Confira a análise do Jumper Brasil para a série Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder, válida pela segunda rodada dos playoffs da NBA. Uma das surpresas de 2023/24, o Thunder encerrou a temporada regular no primeiro lugar do Oeste. Por isso, carrega um leve favoritismo no confronto. O Mavericks, por sua vez, tem dois astros motivados a alcançarem a final do Oeste. Além disso, há uma grande expectativa para o duelo entre dois dos três finalistas ao prêmio de MVP da temporada. Portanto, esse Shai Gilgeous-Alexander x Luka Doncic promete muito!
Confrontos na temporada
Dallas Mavericks 1 x 3 Oklahoma City Thunder
- 02/12: Thunder 126 x 120 Mavericks (Dallas jogou sem Kyrie Irving)
- 10/02: Thunder 111 x 146 Mavericks (estreia dos reforços de Dallas após a trade deadline)
- 14/03: Mavericks 119 x 126 Thunder (Dallas jogou sem Doncic)
- 14/04: Mavericks 86 x 135 Thunder (Dallas jogou com o time reserva)
Datas da série
07/05 (terça-feira): Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder – 22h30 (Amazon Prime Video)
09/05 (quinta-feira): Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder – 22h30 (ESPN 2 / Star+)
11/05 (sábado): Oklahoma City Thunder x Dallas Mavericks – 16h30 (ESPN 2 / Star+)
13/05 (segunda-feira): Oklahoma City Thunder x Dallas Mavericks – 22h30 (Amazon Prime Video)
15/05 (quarta-feira): Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder – horário a definir* (Amazon Prime Video)
18/05 (sábado): Oklahoma City Thunder x Dallas Mavericks – 21h30* (ESPN 2 / Star+)
20/05 (segunda-feira): Dallas Mavericks x Oklahoma City Thunder – 21h30* (Amazon Prime Video)
* Se necessário
Destaques
Temporada regular
Dallas Mavericks (50-32)
- Luka Doncic: 33,9 pontos, 9,2 rebotes, 9,8 assistências, 48,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 38,2% de aproveitamento nas bolas de três, 70 jogos
- Kyrie Irving: 25,6 pontos, cinco rebotes, 5,2 assistências, 49,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 41,1% de aproveitamento nas bolas de três, 58 jogos
Playoffs – eliminou o Los Angeles Clippers na primeira rodada por 4 a 2
- Luka Doncic: 29,8 pontos, 8,8 rebotes, 9,5 assistências e 40,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra
- Kyrie Irving: 26,5 pontos, 5,7 rebotes, 4,7 assistências, 1,8 roubo de bola, 51,4% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 44,9% de aproveitamento nas bolas de três
Oklahoma City Thunder (57-25)
- Shai Gilgeous-Alexander: 30,1 pontos, 5,5 rebotes, 6,2 assistências, dois roubos de bola, 0,9 toco e 53,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 75 jogos
- Jalen Williams: 19,1 pontos, quatro rebotes, 4,5 assistências, 54% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 42,7% de aproveitamento nas bolas de três, 71 jogos
- Chet Holmgren: 16,5 pontos, 7,9 rebotes, 2,4 assistências, 2,3 tocos, 53,5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 37% de aproveitamento nas bolas de três, 82 jogos
Playoffs – eliminou o New Orleans Pelicans na primeira rodada por 4 a 0
- Shai Gilgeous-Alexander: 27,3 pontos, seis rebotes, cinco assistências, 1,5 roubo de bola, 0,8 toco e 47,6% de aproveitamento nos arremessos de quadra
- Jalen Williams: 21,3 pontos, 7,3 rebotes, cinco assistências, 1,8 roubo de bola, 52,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 38,9% de aproveitamento nas bolas de três
- Chet Holmgren: 15,3 pontos, 8,8 rebotes, 2,3 assistências, 2,8 tocos e 46,8% de aproveitamento nos arremessos de quadra
Leia mais sobre Thunder, Mavericks e os playoffs da NBA!
- NBA Playoffs 2024: Calendário das semifinais de conferência
- Com Mavs nas semifinais, veja quais times seguem vivos nos playoffs da NBA
- Thunder torna-se time mais jovem a vencer série de playoffs na NBA
Na temporada
OKC tem um histórico recente favorável contra o Mavs. Foram três vitórias em quatro partidas em 2023/24. Se adicionarmos a última temporada são cinco vitórias em sete confrontos. Mas, vale dizer que, nos jogos da atual campanha, Dallas ganhou o embate na única vez em que os times estavam completos… Então, promessa de uma grande série de playoffs da NBA entre Thunder e Mavericks.
Na pós-temporada, o retrospecto não é muito diferente. Desde o surgimento da franquia de Oklahoma City (2008/09), as equipes se enfrentaram três vezes nos playoffs. Em 2011, ano em que conquistou o seu único título da NBA, o Mavs levou a melhor por 4 a 1, na final do Oeste. Mas, nas duas séries seguintes, o Thunder passou com facilidade. Varreu em 2012 e fez 4 a 1 em 2016, ambos na primeira rodada.
Agora, nos playoffs, OKC está com a mesma base que levou o time ao topo do Oeste. Dallas, por sua vez, fez trocas importantes na trade deadline. Os reforços PJ Washington e Daniel Gafford se encaixaram bem na equipe, especialmente na parte defensiva.
Matchups
Matchups que devemos prestar atenção na série: Lu Dort será o defensor primário de Doncic. Inicialmente, Shai deverá “cuidar” de Kyrie Irving, com Cason Wallace assumindo a função quando vier do banco. Já Derrick Jones deverá ser o defensor primário de Shai. Perto da cesta, o duelo entre Chet Holmgren e Daniel Gafford/Dereck Lively promete. E o Thunder já mostrou dificuldades quando enfrenta rim runners… Já Jalen Williams deverá bater de frente com PJ Washington. Josh Giddey e Dort, por sua vez, não deverão atrair a atenção defensiva do Mavs. Assim, os astros Iving e Doncic serão os marcadores primários da dupla.
Números do Thunder
Na temporada regular, o Thunder mostrou força nos dois lados da quadra. Afinal, foi o terceiro em eficiência ofensiva (118,3 pontos anotados a cada 100 posses de bola) e o quarto em eficiência defensiva (111 pontos sofridos por 100 posses). Além disso, o time de Oklahoma City se destacou nos aproveitamentos: líder nas bolas de três (38,9%) e terceiro nos arremessos de quadra (49,9%).
Alguns números defensivos do Thunder também chamam a atenção: líder em roubos de bola (8,5) e terceiro que menos sofreu pontos de contra-ataque (12,5). No ataque, por sua vez, a equipe foi a que mais pontuou após turnovers dos adversários (20,5). Portanto, uma defesa consistente e um repertório ofensivo invejável.
Na pós-temporada, o Thunder tem a melhor eficiência defensiva (93,5), a melhor marca da NBA nos últimos oito playoffs. Mas, obviamente, não dá para comparar o ataque do Pelicans sem Zion Williamson com o do Mavs completo. E OKC segue como o líder nas bolas de três (38,7%). Além disso, o Thunder é o time mais jovem da história a vencer uma série de playoffs.
Números do Mavericks
O Mavs, por sua vez, foi o oitavo em eficiência ofensiva (117 pontos a cada 100 posses). Ainda no setor ofensivo, o time de Dallas foi o segundo em arremessos do perímetro (39,5 por jogo), o terceiro em bolas de três convertidas (14,6) e o sétimo que mais fez pontos de contra-ataque (15,8). Ou seja, a artilharia é pesada nos arremessos de longa distância.
Em compensação, a defesa do Mavs deixou a desejar. Afinal, a equipe teve a 13ª pior eficiência da liga (114,9). Além disso, foi o quinto que mais levou pontos de contra-ataque (15,7) e o 11º em pontos sofridos no garrafão (51). Mas, na primeira rodada dos playoffs, Dallas teve a sexta melhor eficiência defensiva (109,5), o que dá uma esperança no confronto.
Afinal, quem passa?
Os playoffs 2023/24 da NBA nos reservaram um Mavericks x Thunder na semifinal do Oeste. Com justiça, ambos passaram pela primeira rodada e, agora, sonham com um lugar na final de conferência. O time de Dallas esteve lá há dois anos. O Thunder, por outro lado, chegou à final do Oeste pela última vez em 2016.
Dois dos melhores jogadores da NBA na atualidade estarão frente a frente. Com desempenhos notáveis em 2023/24, Shai Gilgeous-Alexander e Luka Doncic são finalistas ao prêmio de MVP. Aos 25 anos, ambos esperam alcançar a glória nesta temporada.
Em questão de qualidade, OKC possui um time mais organizado. O Mavs, por sua vez, tem dois astros capazes de decidir uma série de playoffs. Será uma prova de fogo para o jovem Thunder. Sem dúvida, a franquia está acima das expectativas. O processo de reconstrução vai muito bem, obrigado, e chegou a um patamar que poucos imaginavam a essa altura. Já Dallas finalmente cercou Doncic de jogadores mais qualificados. A franquia foi muito bem na última trade deadline. É inegável a evolução, sobretudo defensiva, do time texano.
Por mais que o Thunder tenha um time mais equilibrado, a expectativa é de um confronto parelho e de pontuação alta. Afinal, ambos estão no top 7 em pace (número de posses de bola). No caso, OKC o quinto e Dallas o sétimo.
Outra coisa: não dá para subestimar o poder de decisão de Doncic e Irving. Mas, apesar da juventude, acredito na classificação, que seria histórica, da equipe de Oklahoma City. Os ataques de ambos os times são fortes, mas, no fim das contas, a qualidade defensiva de Shai e sua trupe vai fazer a diferença. Portanto, que venham os sete jogos, e que Thunder e Mavericks façam uma série épica nos playoffs da NBA!
Palpite: Thunder em 7
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp