Confira a previsão que o Jumper Brasil preparou sobre Phoenix Suns e Los Angeles Lakers, que iniciam o confronto de primeira rodada dos playoffs da conferência Oeste neste domingo (23).
Phoenix Suns (2º) x (7º) Los Angeles Lakers
Confrontos na temporada
Suns 2 x 1 Lakers
02/03 – Phoenix Suns 114 x 104 Los Angeles Lakers
21/03 – Phoenix Suns 111 x 94 Los Angeles Lakers
09/05 – Los Angeles Lakers 123 x 110 Phoenix Suns
Datas do confronto
23/05 – Los Angeles Lakers x Phoenix Suns – 16h30 – com transmissão da ESPN
25/05 – Los Angeles Lakers x Phoenix Suns– 23h – com transmissão do SporTV 2
27/05 – Phoenix Suns x Los Angeles Lakers – 23h – com transmissão da Band e do SporTV 2
30/05 – Phoenix Suns x Los Angeles Lakers – 16h30 – com transmissão da ESPN
01/06 – Los Angeles Lakers x Phoenix Suns – A definir*
03/06 – Phoenix Suns x Los Angeles Lakers – A definir*
05/06 – Los Angeles Lakers x Phoenix Suns – A definir*
*Se necessário
Horários de Brasília
Phoenix Suns (51-21)
O Phoenix Suns iniciou a temporada da NBA da mesma forma que terminou a anterior, quando teve oito vitórias na “bolha de Orlando”. Para reforçar o elenco, trouxe ninguém menos que o armador Chris Paul, que já havia brilhado na temporada anterior com um elenco do Oklahoma City Thunder bem inferior ao que o Suns tem atualmente. O resultado quase não poderia ser melhor: segundo lugar na complicada conferência Oeste.
Paul lidera um Suns que tem um dos paces mais lentos de toda a liga, e que teve excelente defesa nos primeiros 50 jogos da temporada. O elenco de apoio viu o ressurgimento de Cameron Payne, conta com a experiência de Jae Crowder na ala, mas carece de outro pivô mais impactante nos momentos em que Deandre Ayton não está em quadra.
Devin Booker vai se solidificando como um dos principais pontuadores da liga. Mesmo tendo pouco volume da linha de três pontos, de onde converte menos de dois arremessos por jogo, em média, Booker ainda consegue manter expressivos 25.6 pontos de média por partida.
Mikal Bridges foi outro jogador que empurrou o Suns nesta memorável campanha. Bridges estabeleceu recordes na carreira em quase todas as estatísticas, arremessando impressionantes 42.5% do perímetro e 54.3% nos arremessos de quadra, com médias de 13.5 pontos, 4.3 rebotes e 2.1 assistências por jogo, em quase 34 minutos por jogo.
Los Angeles Lakers (42-30)
O atual campeão da NBA teve uma temporada regular muito abaixo do previsto. As chegadas de Dennis Schroeder e Montrezl Harrel qualificaram ainda mais o elenco que já era vencedor, e era óbvio pensar que o Lakers estaria entre os primeiros da tabela do Oeste.
Porém, as lesões e o cuidado para que os principais jogadores da equipe, Anthony Davis e LeBron James, tivessem o tempo necessário para estarem saudáveis para os playoffs, fizeram com que a equipe despencasse na tabela e garantisse apenas sétima colocação, após a disputa com o Golden State Warriors em partida única do play-in.
O Lakers continua tendo uma defesa sufocante, tem um garrafão mais robusto que os oponentes e, obviamente, tem a experiência e qualidade de LeBron. Andre Drummond e Marc Gasol têm características diferentes, que permitem variações na posição de pivô durante as partidas, além da opção de usar Anthony Davis em uma formação menos alta.
No perímetro, Talen Hornton-Tucker evoluiu durante a temporada, mas foi Alex Caruso quem mais se destacou contra o Warriors. Os veteranos Caldwell-Pope e Wesley Matthews não tiveram destaque na temporada regular, mas devem ser importantes pela experiência em pós-temporada.
Análise do confronto
Todas as análises para o confronto esbarram em uma grande dúvida: como será a consistência do pivô Deandre Ayton em uma série de playoffs contra um time muito forte na posição de pivô? Todas as outras posições e peças do elenco do Suns já mostraram ser sólidas o suficiente para garantir uma disputa contra o atual campeão, que não vive seu melhor momento técnico. Assim, Ayton terá papel decisivo quando for confrontado, e o torcedor do Suns sabe que, agora, só resta aguardar e torcer para que ele mantenha a intensidade e vontade em alto nível por toda a série.
Outro fator que chama a atenção da temporada regular é o fato do Phoenix Suns não conseguir ir com frequência à linha de lance livre durante as partidas. Em playoffs, a cesta fácil e com o relógio parado é um diferencial, e o elenco de apoio tem que ser mais agressivo ofensivamente para conseguir esses lances livres.
O Lakers é o time mais experiente e de melhor defesa na temporada, mas a forma física de seus principais jogadores preocupa.
A expectativa é de uma série bem equilibrada, e só consigo enxergar favoritismo para o time de Los Angeles pela vantagem que leva dentro do garrafão.
Palpites:
Gustavo Freitas: Suns 4 x 3 Lakers
Gustavo Lima: Suns 4 x 3 Lakers
Ricardo Stabolito: Suns 4 x 3 Lakers
Vinicius Donato: Lakers 4 X 2 Suns
[forminator_poll id=”180750″]