O play-in da NBA 2023/24 terá início nesta terça-feira com oito times. Quatro equipes de cada Conferência lutam por duas vagas aos playoffs. O formato é o mesmo dos últimos anos. Ou seja, o sétimo enfrenta o oitavo e o nono joga contra o décimo. O vencedor do primeiro embate vai aos mata-matas com a sétima posição, enquanto o perdedor disputa um último jogo contra quem vencer a outra partida. Enquanto isso, o perdedor (nono contra décimo) está eliminado.
Nesta temporada, o Oeste terminou com New Orleans Pelicans em sétimo, Los Angeles Lakers em oitavo, Sacramento Kings em nono, enquanto o Golden State Warriors foi o décimo. Então, nesta terça-feira, Pelicans e Lakers se enfrentam em New Orleans. Quem vencer pega o Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs. Agora, quem perder ali, pega o vencedor de Kings e Warriors.
No Leste, o Philadelphia 76ers (sétimo) vai encarar o Miami Heat (oitavo), enquanto o Chicago Bulls (nono) pega o Atlanta Hawks (décimo). Portanto, quem vencer entre Sixers e Heat disputa os playoffs contra o New York Knicks na primeira rodada. O perdedor tem mais uma chance, agora contra o vencedor de Bulls e Hawks.
Apesar de ser um formato muito criticado em um passado recente, o play-in da NBA tornou-se uma “válvula de escape” para times e em 2023/24 não foi diferente. Com um Oeste muito forte, o Pelicans não foi direto aos playoffs com 49 vitórias e 33 derrotas. Ou seja, 59.8% de aproveitamento. O Warriors, décimo na classificação, teve 46 triunfos em 82 jogos (56.1%). Para ter uma ideia do quanto o Oeste teve muita concorrência, o Pelicans teve a mesma campanha que o Milwaukee Bucks, terceiro do Leste.
Leia mais
- Veja a classificação final, quem vai aos playoffs e play-in da NBA
- LeBron James faz triplo-duplo incrível, Lakers vence e empurra Pelicans para o play-in
- Jalen Brunson bilha, Knicks bate Bulls e fica em segundo no Leste; Heat e 76ers vão ao play-in
Veja o calendário do play-in da NBA
Terça-feira (16)
Jogo 1: (8) Los Angeles Lakers x New Orleans Pelicans (7) – 20h30 (Prime Video)
Jogo 2: (10) Golden State Warriors x Sacramento Kings (9) – 23h (Prime Video)
Quarta-feira (17)
Jogo 3: (8) Miami Heat x Philadelphia 76ers (7) – 20h (ESPN)
Jogo 4: (10) Atlanta Hawks x Chicago Bulls (9) – 22h30 (ESPN)
Sexta-feira (19)
Jogo 5: perdedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2 (ESPN)
Jogo 6: perdedor do jogo 3 x vencedor do jogo 4 (Prime Video)
Leste
7. Philadelphia 76ers (47-35)
O Sixers vinha com boa campanha e quase sempre entre os quatro primeiros do Leste, mas a lesão de Joel Embiid derrubou a equipe. Para ter uma ideia, o time teve 31 vitórias em 39 jogos quando o pivô esteve em quadra (79.5% de aproveitamento). É bem verdade que ele não atuou em duas das oito partidas desde que retornou às quadras. De todo modo, aparece como favorito a seguir em frente, mesmo diante do Miami Heat.
Provável time titular: Kyle Lowry, Tyrese Maxey, Kelly Oubre, Tobias Harris, Joel Embiid.
8. Miami Heat (46-36)
Não que alguém esperasse por isso, mas um dos times de volta ao play-in da NBA em 2023/24 é o Miami Heat. Atual vice-campeão da liga, o Heat passou por vários problemas durante a campanha. O problema é: não foi consistente. Apesar de contar com Jimmy Butler, Bam Adebayo e Tyler Herro, Miami ficou fora da classificação direta mais uma vez. Será que um raio cai duas vezes no mesmo lugar?
Seja como for, o Heat pode não contar com Terry Rozier, por conta de uma lesão no pescoço. Rozier não jogou nas últimas quatro partidas da temporada.
Provável time titular: Tyler Herro, Caleb Martin, Jimmy Butler, Nikola Jovic, Bam Adebayo
9. Chicago Bulls (39-43)
Sem Zach LaVine (desde janeiro) e Lonzo Ball (por duas temporadas consecutivas), o Chicago Bulls encontrou uma forma de competir com Coby White e DeMar DeRozan comandando a equipe. Apesar de estar longe do ideal, o Bulls luta com o que tem. Não chegou a cogitar uma briga pela classificação direta em momento algum da temporada, mas cuida bem da bola. O que é o mínimo para tentar algo na liga.
Provável time titular: Coby White, Alex Caruso, Javonte Green, DeMar DeRozan, Nikola Vucevic
10. Atlanta Hawks (36-46)
Dos times que vão disputar o play-in da NBA em 2023/24, o Hawks é o que tem o pior aproveitamento. Além de ter uma defesa ruim, Atlanta venceu apenas 43.9% de seus jogos. É muito pouco para quem quer brigar por algo. Mas a equipe espera ter um Trae Young inspirado, como em 2021/22. Apesar de Young ainda estar recuperando-se de uma contusão, ele retornou às quadras recentemente.
Aliás, as contusões podem realmente atrapalhar o que resta do Hawks em 2023/24. Vários jogadores são dúvida para o encontro com o Bulls, como Jalen Johnson, Clint Capela, Onyeka Okongwu, além da ausência certa de Saddiq Bey.
Provável time titular: Trae Young, Dejounte Murray, Bogdan Bogdanovic, De’Andre Hunter, Clint Capela
Oeste
7. New Orleans Pelicans (49-33)
O Pelicans tinha uma festa preparada em New Orleans. Bastava vencer o Los Angeles Lakers em seus domínios ou torcer para o Minnesota Timberwolves bater o Phoenix Suns em casa. Ou seja, estava realmente próximo de conseguir a vaga direta. Mas Lakers e Suns venceram, o que complicou a vida da equipe.
Agora, o Pelicans recebe o Lakers mais uma vez, na terça-feira. O problema é Brandon Ingram, que retornou às quadras sem ainda estar pronto fisicamente. Ingram perdeu 12 partidas por lesão, mas vai com lesão mesmo. Tudo pela vaga nos playoffs.
Provável time titular: CJ McCollum, Herb Jones, Brandon Ingram, Zion Williamson, Jonas Valanciunas
8. Los Angeles Lakers (47-35)
Na última semana, o Lakers chegou a cair para décimo. No entanto, a equipe venceu os jogos que precisava e terminou em oitavo no Oeste. A preocupação é por conta de Anthony Davis, que saiu com lesão nas costas diante do New Orleans Pelicans. Nas últimas 29 partidas, o Lakers ganhou 20. Ou seja, está vivendo o seu melhor momento na temporada.
Aos 39 anos, LeBron James concluiu a sua vigésima primeira temporada na NBA, a sexta pelo Lakers. Aliás, ele faz 25 pontos por jogo ou mais desde o seu segundo ano na liga. E não foi diferente em 2023/24.
Provável time titular: D’Angelo Russell, Austin Reaves, LeBron James, Rui Hachimura, Anthony Davis
9. Sacramento Kings (46-36)
O Kings parecia que iria repetir a última temporada, mas não passou longe. Em 2022/23, o time californiano foi a grande surpresa ao terminar com 48 vitórias e 34 derrotas e foi direto aos playoffs. Na atual campanha, venceu 46 de 82 jogos, mas as lesões de Kevin Huerter e Malik Monk possuem peso no resultado final. Com sete derrotas nos últimos 11 jogos, o Kings despencou para a nona posição após estar em quinto até o dia 25 de fevereiro.
As apostas estão todas em De’Aaron Fox, o terceiro jogador da história a liderar a NBA em roubos de bolas e ter 25 pontos ou mais de média e Domantas Sabonis, que registrou 61 duplos-duplos consecutivos.
Provável time titular: De’Aaron Fox, Keon Ellis, Keegan Murray, Harrison Barnes, Domantas Sabonis
10. Golden State Warriors (46-36)
Apesar de o Warriors ter várias desculpas pela campanha em 2023/24, poucos times chegam ao play-in da NBA como aqueles que devem ser temidos. Afinal, com quatro títulos desde 2015, o Warriors sempre asusstou. Mas pela segunda vez em quatro anos, o time vai disputar a repescagem. Sinal dos tempos?
Mas quem tem Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, sempre tem chances, né?
Provável time titular: Chris Paul, Stephen Curry, Klay Thompson, Andrew Wiggins, Draymond Green
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA