Nesta quarta-feira, o pivô Gustavo Ayon (foto) anunciou que está deixando o Fuenlabrada, da Espanha, para reforçar o New Orleans Hornets. O jogador mexicano vai assinar contrato de três temporadas com a equipe da Louisiana. Os valores do acordo ainda não são conhecidos, mas sabe-se que atleta e franquia tiveram que pagar multa rescisória de US$1.5 milhão para conseguir a liberação do time espanhol.
Segundo Jonathan Givony, especialista em recrutamento e basquete internacional do site DraftExpress, Ayon estava sendo sondado discretamente por diversas franquias, mas todos queriam mantê-lo em segredo. “É um achado. Inteligente, joga duro, atlético. Claramente, um jogador com nível de NBA”, avaliou o recrutador.
Givony ainda disse que, hoje, o pivô de 26 anos é o jogador mais produtivo do basquete espanhol. Ele lidera a liga ACB em índice de valoração (21.9) e mantinha-se entre os cinco melhores da competição em média de pontos (15.9), rebotes (8.2) e aproveitamento de arremessos de dois pontos (66.3%) atuando apenas 29 minutos por jogo.
Com 26 anos de idade, Ayon terá sua primeira oportunidade de atuar na NBA. Na carreira, o atleta já passou por equipes da NCAA, basquete mexicano, venezuelano e ligas menores da Espanha.