O Phoenix Suns, detentor da pior campanha desta temporada (19 vitórias e 53 derrotas), deverá passar por uma reformulação profunda nos próximos meses. O primeiro passo será a contratação de um treinador, já que Jay Triano ocupa o cargo de forma interina desde a demissão de Earl Watson, no começo da temporada. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o gerente-geral da franquia, Ryan McDonough, revelou que a busca por um novo comandante para o time será iniciada imediatamente.
McDonough disse à ESPN que o Suns quer começar a se reunir com os candidatos disponíveis agora e, em meados de abril, quando a temporada regular chegar ao fim, explorar o mercado de treinadores mais a fundo. O dirigente afirmou ainda que o Suns planeja ser agressivo nas trocas e no período de agência livre. Com isso, ele espera que a vaga de treinador se torne ainda mais atraente.
“Esse vai ser um mercado competitivo. Há três equipes (Suns, Milwaukee Bucks e Memphis Grizzlies) com técnicos interinos e nós queremos acertar na escolha. Não queremos esperar até o final da temporada regular para começarmos as conversas com os candidatos que não estão empregados. E, ao final da temporada regular, a nossa intenção é conversar com alguns técnicos de equipes que não disputarão os playoffs. Nós também precisaremos trabalhar com as equipes de playoffs sobre como será a abordagem de alguns assistentes ainda na pós-temporada”, revelou McDonough.
De acordo com o jornalista Marc Stein, do New York Times, Igor Kokoskov (assistente técnico do Utah Jazz e técnico da seleção da Eslovênia) e Jay Wright (treinador da Universidade de Villanova) estão no radar do Suns. Segundo o jornalista Sam Amico, o técnico da Universidade de Nevada, Eric Musselman, pode ser um dos entrevistados pela franquia do Arizona. Já Mitch Lawrence, do Sporting News, afirma que o ex-treinador do Grizzlies, David Fizdale, encabeça a lista de interesse do time de Phoenix.
Segundo a ESPN, Triano é um dos postulantes ao cargo. O agente do interino, Warren LeGarie, solicitou à direção do Suns que seu cliente tenha a chance de preparar uma apresentação formal ao final da temporada. Entre 2008 e 2011, Triano trabalhou como treinador principal do Toronto Raptors, quando obteve um recorde de 87 vitórias e 142 derrotas (aproveitamento de 38%).
A intenção do Suns é a de construir, a partir da próxima temporada, um elenco competitivo em torno dos jovens Devin Booker e Josh Jackson, ambos com 21 anos de idade. No draft deste ano, a equipe poderá ter até três escolhas de primeira rodada – a própria (provavelmente TOP 5) e aquelas angariadas em negociações recentes com Bucks e Miami Heat (hoje seriam as escolhas 15 e 16), além de duas picks de segunda rodada.
A direção do Suns está esperançosa de que o elenco seja reformulado e se torne mais competitivo. Para alcançar esse objetivo, a equipe deverá utilizar como moedas de troca algumas de suas escolhas de draft, jovens jogadores e veteranos em último ano de contrato. Além disso, a franquia deverá ter cerca de US$20 milhões de espaço na folha salarial para a próxima temporada.
Sob a direção de McDonough, o Suns ficou perto dos playoffs em 2014 e 2015, mas nas últimas três temporadas vem fazendo campanhas medíocres. Vale lembrar que o GM tem contrato com a franquia até 2020.