Phoenix Suns – Previsão da temporada 2023/24 da NBA

Equipe do Arizona reformula comissão técnica e elenco de olho no título inédito da liga

Phoenix Suns previsão NBA Fonte: Christian Petersen / AFP

A temporada 2023/24 da NBA começa no próximo dia 24 e, hoje, vamos falar sobre a previsão do Phoenix Suns. A equipe do Arizona vem com um elenco bastante reformulado. Afinal, mais de uma dúzia de reforços chegaram ao time. Em contrapartida, nomes importantes deixaram Phoenix.

Continua após a publicidade

Além disso, houve mudança na comissão técnica. Frank Vogel chegou para o lugar de Monty Williams. O novo treinador espera levar o Suns ao título inédito da NBA. Recentemente (2020), Vogel foi campeão pelo Los Angeles Lakers.

A próxima campanha será a primeira completa de Mat Ishbia no comando da franquia. O magnata comprou o Suns no meio da última temporada e já mostrou serviço. Ishbia, por exemplo, se envolveu diretamente nas trocas por Kevin Durant e Bradley Beal. Ao lado de Devin Booker, eles formam o Big Three de Phoenix.

Continua após a publicidade

Desde a sua chegada, Ishbia deixou claro que faria de tudo para montar um time que brigasse pelo título. Pelo menos no papel, ele conseguiu. Desse modo, a equipe inicia a temporada como uma das favoritas. Agora, o Suns terá que mostrar toda a sua qualidade em quadra.

Leia mais!

O elenco

G 8 Allen, Grayson 1.93 m 90 kg
F/C 27 Azubuike, Udoka (TW) 2.11 m 122 kg
F 21 Bates-Diop, Keita 2.03 m 104 kg
G 3 Beal, Bradley 1.93 m 94 kg
F/C 11 Bol, Bol 2.18 m 100 kg
G 1 Booker, Devin 1.96 m 93 kg
F 35 Durant, Kevin 2.08 m 109 kg
F/C 14 Eubanks, Drew 2.08 m 111 kg
G 0 Goodwin, Jordan 1.91 m 91 kg
G 23 Gordon, Eric 1.91 m 98 kg
G 45 Johnson, Keon 1.91 m 84 kg
G/F 10 Lee, Damion 1.96 m 95 kg
G 38 Lee, Saben (TW) 1.88 m 83 kg
G/F 25 Little, Nassir 1.96 m 100 kg
F/C 4 Metu, Chimezie 2.06 m 102 kg
C 20 Nurkić, Jusuf 2.13 m 132 kg
G 2 Okogie, Josh 1.93 m 97 kg
F 12 Wainright, Ish 1.96 m 113 kg
G/F 18 Watanabe, Yuta 2.03 m 98 kg

Movimentações na offseason

O gerente-geral e presidente da franquia, James Jones, promoveu mudanças significativas no time. A ideia dele, e do engajado Ishbia, era a de montar um elenco competitivo ao redor da dupla Booker e Durant. Com isso, jogadores de calibre deixaram o time para que chegassem reforços de qualidade.

Continua após a publicidade

O Suns surpreendeu a NBA com a troca por Beal. Na negociação, a franquia abriu mão do veterano Chris Paul. Outro titular que deixou a equipe foi Deandre Ayton. O pivô, aliás, não tinha mais clima para seguir no time. Assim, a separação foi inevitável. Para o lugar dele veio o bósnio Jusuf Nurkic.

Continua após a publicidade

Além disso, o Suns adicionou profundidade ao elenco. Ao contrário dos últimos anos, a equipe terá um banco de reservas confiável. Dessa forma chegaram nomes como Eric Gordon, Grayson Allen. Yuta Watanabe e Drew Eubanks.

Chegaram: Bradley Beal, Jusuf Nurkic, Eric Gordon, Grayson Allen, Jordan Goodwin, Yuta Watanabe, Keita Bates-Diop, Drew Eubanks, Chimezie Metu, Bol Bol, Nassir Little, Keon Johnson, Udoka Azubuike
Saíram: Chris Paul, Deandre Ayton, Landry Shamet, Cameron Payne, Terrence Ross, TJ Warren, Jock Landale, Torrey Craig, Isaiah Todd, Toumani Camara

Continua após a publicidade

O técnico

O Suns foi competitivo nas últimas temporadas, mas sempre faltava algo nos playoffs. Em 2021, a equipe teve uma chance de ouro. Mas perdeu as finais para o Milwaukee Bucks, após performances históricas de Giannis Antetokounmpo.

Na temporada passada caiu para o Denver Nuggets, que, mais tarde, seria o campeão. Assim, a relação com o técnico Monty Williams chegou ao fim. Era preciso uma mudança no comando da equipe.

Continua após a publicidade

A franquia, então, trouxe um treinador que já experimentou a sensação de ser campeão da NBA. O Suns quer que Frank Vogel repita o que fez no Lakers, em 2020.

Especialista em montar defesas sólidas, o novo comandante terá a missão de levar a equipe de Phoenix a uma conquista inédita. Ofensivamente, o Suns deverá ser um dos mais letais da liga. Assim, nada melhor que Vogel para ter consistência defensiva.

Perímetro

Continua após a publicidade

A princípio, o Suns não terá um armador de ofício. Assim, Beal e Booker vão se revezar na função. Ambos, aliás, já mostraram capacidade como playmakers. Portanto, são jogadores que consegue criar para si mesmo e os companheiros.

Um especialista defensivo fecha o perímetro titular do Suns. Inicialmente, Josh Okogie é o escolhido por Vogel. Mas, não seria surpresa se Allen ganhasse espaço no quinteto inicial. Além de defender, ele mata bolas de três. Ou seja, é um 3 and D.

Continua após a publicidade

O veterano Gordon deverá ter espaço considerável na rotação. Assim como Beal e Booker, ele tem facilidade para pontuar, mas também sabe envolver os companheiros.

Quanto aos alas, Watanabe larga na frente na briga por minutos. O japonês tem tudo para ser uma arma valiosa com seu gatilho da linha dos três pontos.

Garrafão

Durant e Nurkic deverão formar a dupla titular. O astro é um dos melhores jogadores ofensivos da história. Afinal, ele pontua de todos os cantos da quadra. Sem um armador de ofício, provavelmente Durant terá mais tempo com a bola nas mãos. O veterano também é capaz de criar para os companheiros.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o bósnio adiciona força física ao garrafão de Phoenix. No ataque, Nurkic tem movimentos refinados perto da cesta Além disso, é um grande passador, especialmente da cabeça do garrafão. Assim, com tantos criadores, o Suns tem tudo para ser um dos melhores times ofensivos da NBA.

Defensivamente, Durant deverá ter um papel importante. O próprio jogador revelou a Vogel que deseja ser elite nesse quesito. O astro tem tamanho privilegiado, impulsão e QI de basquete para se dar bem nesse lado da quadra.

Já Nurkic nunca foi elite na proteção de aro. Pelo menos deveremos ver mais vontade nele em comparação com o antecessor. Uma das críticas a Ayton era a sua preguiça em quadra. Com um técnico especialista em defesa, estou curioso para ver o desempenho do bósnio na marcação.

Continua após a publicidade

Análise geral

O Suns formou um elenco com três astros que são exímios pontuadores. Ao redor deles, um elenco de apoio com qualidade. Que se encaixa com as necessidades da equipe.

Para comandar o time, um especialista defensivo. Assim, a expectativa é a melhor possível para Phoenix. Ofensivamente, a equipe promete ser elite. Se encaixar a defesa… Sai de baixo!

Continua após a publicidade

Com um dono que tem background no basquete, o Suns montou uma equipe para brigar pelo título. Terá uma das maiores folhas salariais da NBA. Ou seja, haja multa para pagar. Mas, no fim das contas, a franquia só tem olhos para a conquista de um título inédito.

Mas, com tantas mudanças, não dá para esperar um encaixe rápido. A temporada regular é longa, desgastante. O importante é chegar bem nos playoffs.

Mesmo assim, a nossa previsão é de que o Phoenix Suns tem elenco para brigar pelo topo do Oeste e, consequentemente, ser campeão da NBA. Hoje, em teoria, a disputa pela primeira posição da conferência é com o Denver Nuggets, atual campeão da liga.

Continua após a publicidade

Previsão Jumper Brasil: primeiro lugar na Conferência Oeste

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários