Nesta segunda-feira (25), o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, anunciou que as árbitras Natalie Sago e Jenna Schroeder apitarão juntas uma partida da NBA. Ao lado de Sean Wright, as profissionais estarão no comando de Charlotte Hornets e Orlando Magic. É a primeira vez na história que duas mulheres estarão em quadra ao mesmo tempo na liga.
As árbitras
Natalie Sago é árbitra oficial da NBA desde 2018 e chegou apenas como a sexta mulher a ocupar o cargo. Antes de alcançar a liga masculina, ela esteve na WNBA e na G-League. Já Jenna Schroeder iniciou sua carreira na NBA em 2019 após ser promovida da G-League.
Apesar da promoção, tanto Jenna quanto Natalie ainda apitam algumas partidas da G-League. Isso porque, de acordo com as regras, todos os árbitros com menos de quatro anos de serviço na NBA devem aprimorar sua liderança. A liga de desenvolvimento, aliás, tem se mostrado um grande local para preparar árbitros para a profissionalização.
A presença de mulheres em cargos definidos como “masculinos” é sempre motivo de comemoração, principalmente numa liga masculina. Se Jenna e Natalie abriram portas anteriormente, certamente essa conquista dará visibilidade. Atualmente, cinco mulheres trabalham como árbitras na NBA, mas esse número tende a crescer.
Tonight, for the first time in NBA history, two women will be on the officiating crew. Congrats Natalie Sago and Jenna Schroeder, we can’t wait to watch you work!
Publicidade⏰ 7:00 PM ET
🏀@hornets at @orlandomagic
🏀 #4 Wright, #9 Sago, #84 Schroeder#NBA #NBAReferees #CHAvsORL pic.twitter.com/ohvoonnma9
Publicidade— NBA Referees (@OfficialNBARefs) January 25, 2021
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA, incluindo os rumores de times e atletas no boletim do mercado: