O San Antonio Spurs assegurou a permanência do veterano Pau Gasol, na noite desta sexta-feira. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o agente livre de 37 anos fechou renovação contratual válida por três temporadas com os texanos, sendo que o último ano de vínculo será parcialmente garantido. Os valores da negociação não foram divulgados.
O pivô espanhol tornou-se agente livre após recusar cláusula de extensão em seu antigo vínculo, no valor de US$16.2 milhões. A intenção das partes, porém, sempre foi a renovação de contrato e a manobra foi estratégica: o time ganhou uma maior flexibilidade para investir em reforços na offseason, enquanto o veterano recebeu a garantia de assinar um compromisso mais longo.
Embora os valores da negociação não sejam conhecidos, informações de bastidores dão como certo há algum tempo que o salário anual do astro da seleção espanhola vai diminuir. É especulado que o contrato teria vencimentos totais na faixa dos US$30-35 milhões.
Gasol entrará em sua 17ª temporada na NBA e segunda com a camisa do Spurs buscando recuperar a titularidade do time, que “revezou” com Dewayne Dedmon ao longo da campanha passada. O pivô espanhol disputou 64 partidas no primeiro ano em San Antonio, anotando 12.4 pontos, 7.8 rebotes e 2.3 assistências em cerca de 25 minutos de ação por noite.