O espanhol Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, não está tendo vida fácil desde a chegada do técnico Mike D’Antoni e seu sistema ofensivo. Seu contrato, no valor de $38.3 milhões de dólares pelos próximos dois anos, pode ser um atrativo para as outras equipes.
Recentemente, um rumor envolvendo o ala-pivô Amare Stoudemire, do New York Knicks, seria uma das possibilidades. Entretanto, a diretoria do time californiano nega que tenha entrado em contato com a equipe de Nova York para realizar alguma negociação.
Gasol estaria insatisfeito por ter de jogar em um esquema diferente dos anteriores. No triângulo ofensivo, com Phil Jackson, o jogador tinha mais contato com a bola próximo ao garrafão. Depois, com Mike Brown, ele continuou sendo peça importante. Agora, ele se diz chateado com as poucas oportunidades no ataque.
“Antes, eu jogava na minha posição natural, mais próximo da cesta. Eu poderia tentar atacar ou passar”, afirmou Gasol. “Era perfeito, principalmente quando eu cheguei aqui e Andrew Bynum estava fora. Era uma situação perfeita e eu jogava muitos minutos. Agora está tudo diferente: o pessoal, o sistema, os ideais. Mas como profissional, estou tentando me adaptar e ajudar ao time a vencer como no passado”.
D’Antoni chegou dizendo que quer utilizar o melhor de Gasol em quadra e que conta com o espanhol para que o time tenha sucesso.
“Ele pode facilmente jogar em nosso sistema e será muito importante para nossa equipe”, disse o técnico.
Em 2012-13, Gasol está com os seus piores números da carreira, com 13.4 pontos, 9.1 rebotes e 43.4% de aproveitamento nos arremessos.