Com o fim da tumultuada temporada do Los Angeles Lakers, Pau Gasol volta suas atenções para se reabilitar fisicamente. O ala-pivô vai se submeter a um procedimento nos joelhos na tarde desta quinta-feira, para aliviar dores que o incomodaram durante a campanha inteira. Ele não participou de 33 jogos disputados pelos angelinos por conta de problemas na região.
“Meus joelhos são um problema. Meus tendões patelares estão sofrendo. É mais do que só tendinite, é tendinose [dano celular no tendão]. Há degeneração nos tecidos e tenho lidado com isso o ano inteiro. Então, eu tenho que fazer algo para não jogar mais com dor”, disse Gasol, ainda no decorrer da série de playoff contra o San Antonio Spurs.
O procedimento a que o espanhol se submeterá, conhecido como “FAST”, consiste na inserção de uma sonda no joelho do paciente que direciona energia ultrassônica para eliminar tecido comprometido no local. A técnica é considerada minimamente intrusiva e o período de recuperação será estipulado ao fim do processo.
Gasol tem 32 anos e acaba de disputar sua 12ª temporada na NBA. O ala-pivô esteve presente em 49 partidas da campanha regular do Lakers, acumulando médias de 13.7 pontos, 8.6 rebotes, 4.1 assistências e 46.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Dono de contrato expirante de US$19.3 milhões, ele é constantemente especulado em rumores de troca e pode deixar a franquia nesta offseason.