Pau Gasol comanda massacre da Espanha sobre a Lituânia

Seleção espanhola depende apenas de si para chegar às quartas de final

Fonte: Seleção espanhola depende apenas de si para chegar às quartas de final

Espanha x Lituania

(2-2) Espanha 109 x 59 Lituânia (3-1)

A Espanha, enfim, jogou o basquete que a credenciou como a segunda força dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Precisando da vitória para evitar uma eliminação precoce, a atual campeã européia massacrou a até então invicta Lituânia por 109 a 59. Essa foi a pior derrota dos lituanos em toda a sua história.

Publicidade

Com o resultado, a Espanha depende apenas de si para chegar às quartas de final, ou seja, basta uma vitória contra a Argentina, na última rodada da primeira fase. O triunfo espanhol complicou ainda mais a situação do Brasil no torneio. A seleção brasileira precisa vencer a Nigéria e torcer para uma derrota dos espanhóis para se classificar na quarta posição do grupo B.

No duelo que reviveu a decisão do EuroBasket do ano passado, a Espanha foi soberana desde o começo da partida. Com uma defesa forte e uma excelente movimentação de bola, os espanhóis praticamente definiram os rumos do jogo no primeiro tempo. A equipe de Sergio Scariolo foi para o intervalo com uma confortável vantagem de 19 pontos: 48 a 29. Já a Lituânia, que parecia desinteressada em quadra por já estar classificada, cometeu nove desperdícios de bola no primeiro tempo e amassou o aro (aproveitamento de 38% nos arremessos de quadra contra 49% dos espanhóis).

Publicidade

No terceiro quarto, a Espanha liquidou a fatura. Pau Gasol, cestinha da partida, com 23 pontos, acertou três arremessos de longa distância consecutivos e a Lituânia “murchou” em quadra. A seleção espanhola fez 36 a 16 no período e abriu 39 pontos de vantagem (84 a 45). O quarto final foi apenas uma oportunidade para dar ritmo aos reservas que costumam atuar pouco.

A partida foi especial para Gasol, que superou o ídolo brasileiro Wlamir Marques e se tornou o terceiro maior cestinha da história dos Jogos Olímpicos, com 539 pontos. O pivô espanhol só fica atrás do australiano Andrew Gaze (789 pontos) e do mão santa Oscar Schmidt (1.008 pontos).

Publicidade

As duas seleções encerram suas participações na primeira fase nesta segunda-feira (15). Conforme mencionado acima, a Espanha pega a Argentina, às 19h (horário de Brasília). Já a Lituânia enfrenta a Croácia, às 22h30.

Espanha
Pau Gasol: 23 pontos, cinco rebotes, cinco assistências, cinco bolas de três pontos convertidas, duas roubadas de bola, dois tocos e 7-9 nos arremessos de quadra; 23 minutos
Nikola Mirotic: 17 pontos, quatro rebotes e 8-11 nos arremessos de quadra; 24 minutos
Rudy Fernández: 13 pontos; 21 minutos
Felipe Reyes: 11 pontos e nove rebotes; 15 minutos
Ricky Rubio: 11 pontos, quatro assistências e três bolas de três pontos convertidas; 18 minutos

Publicidade

Lituânia
Mindaugas Kuzminskas: 17 pontos e quatro rebotes; 27 minutos
Mantas Kalnietis: 16 pontos e 7-9 nos arremessos de quadra; 17 minutos

Últimas Notícias

Comentários