Após quase três décadas no cargo, o comissário David Stern tem data definida para se aposentar: 01 de fevereiro de 2014. Ele deixará saudades entre dirigentes por seu bem sucedido trabalho de expansão e popularização da NBA ao redor do mundo. No entanto, o técnico Stan Van Gundy vê a saída do executivo (e inimigo declarado) como algo positivo. Para o agora comentarista da rede NBC, o comissário não respeita os treinadores da forma como deveria.
“Eu não acho que ele tratava os treinadores com muito respeito e estou longe de ser o único técnico a ter este sentimento. Na verdade, aí está a razão pela qual sempre tive problemas com Stern. Só espero que [o sucessor] Adam Silver trate-os com maior respeito”, afirmou o técnico, que comandou o Orlando Magic até a última temporada.
Com a aposentadoria do executivo já decidida, o momento não poderia ser mais propício para a volta de Van Gundy à NBA. Ele admite sentir falta de estar envolvido com basquete, mas o período longe do cargo de treinador fez repensar algumas prioridades em sua vida.
“Eu amo ser técnico, sinto falta dos treinamentos e de pensar em estratégias para jogos. Mas o estilo de vida é algo totalmente diferente. Eu não senti falta do trabalho no Natal, por exemplo, quando pude estar com minha família. E minha esposa certamente concorda com isso, porque ela basicamente criou nossos quatro filhos sozinha”, ponderou o técnico de 53 anos.