Para Rick Carlisle, Nowitzki é um dos 12 melhores jogadores da história

Técnico do Dallas Mavericks exalta feitos individuais do grande ídolo da franquia e não vê comandado se aposentando tão cedo

Fonte: Técnico do Dallas Mavericks exalta feitos individuais do grande ídolo da franquia e não vê comandado se aposentando tão cedo

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=1cM3JDKcesk]

O ala-pivô Dirk Nowitzki tornou-se um dos melhores jogadores da liga e ídolos da história do Dallas Mavericks ao longo de suas 16 temporadas na NBA. No entanto, para o técnico Rick Carlisle, o legado do alemão é ainda muito maior do que especialistas e fãs dão crédito. Em entrevista a ESPN Radio nesta quinta, o treinador construiu um argumento para defender o comandado como um dos 12 melhores jogadores da história do basquete.

“Há apenas 12 atletas na história da NBA que foram convocados para dez Jogos das Estrelas, ganharam o prêmio de MVP da temporada regular e também das finais. Então, acho que isso posiciona Dirk entre os 12 melhores”, justificou Carlisle, antes da derrota do Mavs para o San Antonio Spurs. Ele reforçou a posição lembrando que o ala-pivô acaba de ultrapassar Oscar Robertson e entrou na lista dos dez maiores cestinhas da história da liga (26.733 pontos).

Publicidade

Nowitzki foi MVP da temporada regular em 2007 e seria campeão quatro anos depois, sendo eleito melhor jogador da série decisiva contra o Miami Heat. Os outros 11 atletas que atendem aos critérios usados pelo técnico são: Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Moses Malone, Magic Johnson, Larry Bird, Michael Jordan, Hakeem Olajuwon, Shaquille O’Neal, Tim Duncan, Kobe Bryant e LeBron James.

No entanto, existe um “furo” na lógica de Carlisle: o prêmio de MVP das finais só foi instituído pela NBA em 1969. A ausência da honraria em anos anteriores “exclui” lendas do esporte que são constantemente listadas entre os melhores da história, como Bill Russell e o próprio Oscar Robertson, da discussão.

Publicidade

Muitos podem pensar que Nowitzki, de 35 anos, está pensando mais em se aposentar do que estender seu legado. O técnico do Mavericks, porém, assegura que não é o caso e a gloriosa história do alemão na NBA vai continuar por algum tempo. “Se você observar sua carreira e o fato de seu jogo ser radicalmente diferente de qualquer outro jogador da sua altura até então, Dirk mudou o esporte. Ele ainda tem muito basquete de alta qualidade a jogar e acho que só continuará a ganhar respeito com o passar do tempo”, elogiou.

Além das já citadas façanhas, Nowitzki é o maior cestinha da história da franquia de Dallas, foi escolhido para um dos quintetos ideais da temporada da liga em 12 oportunidades – incluindo quatro primeiros times – e será um integrante certo assim que elegível ao Hall da Fama. Em quase 1.200 partidas disputadas na NBA, o ala-pivô registra médias de 22.5 pontos, 8.1 rebotes e 2.6 assistências por jogo.

Publicidade

[polldaddy poll=7962965]

Últimas Notícias

Comentários