James Harden vem reescrevendo a história da NBA com uma sequência ativa de 29 partidas anotando 30 ou mais pontos. Essa é a maior marca registrada na liga desde o lendário Wilt Chamberlain, na década de 1960, e já foi o bastante para recolocar o astro entre os favoritos para MVP da temporada. Mas será o bastante para levar o Houston Rockets ao título? O ídolo Kobe Bryant está cético.
“Eu acho que James precisa fazer o que for necessário para vencer. E há diferentes formas para isso. Não sou um fã do estilo de jogo dele, quando falamos em vencer campeonatos. Questiono se é funcional visando conquistar títulos. Mas, ao mesmo tempo, você não pode deixar seu time afundar. É preciso mantê-lo. E é o que tem feito”, afirmou o ex-atleta do Los Angeles Lakers, em entrevista à ESPN.
Kobe sabe o que é necessário para ser campeão da liga, mas também como é viver uma sequência semelhante à atual de Harden. Em 2003, o futuro membro do Hall da Fama emplacou 16 atuações consecutivas com 30 ou mais pontos – nove delas, inclusive, com mais de 40 pontos. Com conhecimento de causa, ele assegura que esse estilo de jogo “personalista” não funcionará tão bem nos playoffs.
“Se você coloca um jogador na linha de três pontos e faz um bloqueio, ou deixa-o criar simplesmente, a defesa vai estar sempre de frente para a ação e fica muito mais fácil de marcar. É muito simples para os adversários – especialmente, nos playoffs. Mas o que James tem feito, independentemente de qualquer coisa, é absolutamente memorável para todos”, elogiou o veterano.
Harden não nega que está sobrecarregado, mas não vê uma situação permanente em Houston. A equipe texana vem enfrentando lesões no elenco e, na ausência de múltiplos titulares, o armador iniciou a sequência impressionante de performances que segue ativa. No fim das contas, ele concorda com o ponto principal de Kobe e, até por isso, espera que muita coisa mude nas próximas semanas.
“Kobe está certo, provavelmente. Eu tenho que ficar com a bola o tempo inteiro por causa das lesões do elenco. Mas, com Chris Paul em ritmo de jogo e Eric Gordon saudável, nós teremos múltiplos atletas que podem executar jogadas e criar com a bola nas mãos. O estilo atual não vai nos levar até onde queremos. Com a equipe completa, porém, estou empolgado pelo que está por vir”, afirmou o craque.
https://www.youtube.com/watch?v=pFkKeXhLHVI