Saindo de sua temporada de calouro na NBA, Klay Thompson foi convidado para um evento de jovens talentos nas Bahamas e ficou impressionado com um garoto de 12 anos, bem alto e móvel, que dominava os jogos usando sua força física. Ele voltaria a ouvir falar daquele menino sete anos mais tarde, afinal, com a primeira escolha do último draft, o Phoenix Suns optou por escolher Deandre Ayton.
“É incrível observar como Deandre evoluiu nesses anos. Ele vai jogar na NBA pelas próximas duas décadas e pode ser o melhor pivô da liga. Demorará um pouco, mas todas as habilidades estão lá. Acredito que ele possa chegar ao Hall da Fama. Ele é bom a esse nível”, elogiou o ala-armador do Golden State Warriors, relembrando a história em entrevista ao jornal The San Jose Mercury News.
Ayton é tido quase unanimemente como o segundo principal novato da temporada, atrás apenas do fenômeno Luka Doncic. Até o momento, o atleta de 20 anos é o segundo maior pontuador (16.7), principal reboteiro (10.8) e registra o mais alto aproveitamento de arremessos (60.7%) da classe de estreantes deste ano. Ele já possui, além disso, 24 duplos-duplos em 40 partidas disputadas.