DeMarcus Cousins é assunto de discussão na NBA desde que foi selecionado na quinta posição do draft de 2010. Seja pela personalidade explosiva, questionável conduta, constantes rumores de troca ou grandes atuações, o astro parece viver como o centro das atuações – geralmente, pelas razões erradas. Isso aconteceu novamente na segunda-feira passada, quando o pivô do Sacramento Kings foi expulso da derrota contra o Golden State Warriors e precisou ser contido por companheiros de time para não atacar os árbitros.
A NBA anunciou que não vai suspender o atleta de 25 anos pelo episódio, mas a situação levou um antigo desafeto a falar mais uma vez sobre o problemático craque: o ex-jogador Charles Barkley. “Eu lamento por DeMarcus estar em uma franquia tão bagunçada como o Kings. Se ele tivesse sido treinado por um forte disciplinador – como Gregg Popovich ou Pat Riley – desde o começo da carreira, sua vida seria muito diferente agora. Ele provavelmente seria um dos melhores jogadores da NBA”, lamentou o analista da TNT, em entrevista à rádio Sirius XM.
Cousins e Barkley tem uma longa história de desentendimentos: o ex-ala-pivô já criticou o jovem atleta múltiplas vezes no passado por suas atitudes pouco profissionais, enquanto a referência de Sacramento responde dizendo não se importa com o que é dito e não respeitar o integrante do Hall da Fama. Nesta campanha, o pivô lidera o Kings a um recorde de 12 vitórias e 19 derrotas com médias de 24.3 pontos, 10.3 rebotes e 2.7 assistências.