Presidente da Federação Italiana se irrita com Paolo Banchero na seleção dos EUA

Ala-pivô do Orlando Magic optou pela seleção americana, já que possui dupla cidadania

Paolo Banchero seleção EUA Fonte: Kenny Giarla / AFP

Paolo Banchero escolheu defender a seleção dos EUA na Copa do Mundo de 2023, mas sua decisão irritou a Federação Italiana. Isso porque havia um acordo verbal entre o ala e a seleção europeia, que não foi honrado. Assim, o presidente da organização, Gianni Petrucci, falou ao jornal La Gazzeta Dello Sport, sobre a “perda” do astro da NBA.

“Ele tomou uma decisão, mas poderia ter nos avisado e falado que seguiria outro caminho. Em outras palavras, ficamos sabendo disso pelos jornais. Paolo esteve em Milão nos últimos dias, mas sempre que pôde, se esquivou de uma reunião com nosso treinador, Gianmarco Pozzeco. É forte demais falar em traição. Mas ele nos enganou. Agora é pegar essa decepção e transformar em energia. Tenho certeza que todos nós faremos isso”, declarou o dirigente.

Publicidade

Os pais do jogador foram protagonistas nessa questão um tanto quanto polêmica. Paolo nasceu em Seattle, mas tem ascendência e cidadania italiana, obtida em 2020. O laço com o país europeu vem de seu pai, Chris Banchero, que é descendente. A mãe, por sua vez, foi jogadora da seleção americana.

Rhonda Smith-Banchero queria muito que o filho seguisse seus passos. Logo, eles estiveram no centro da decisão do ala-pivô, que seguiu o caminho da mãe. Não houve, de fato, uma disputa. No entanto, Banchero deu esperanças à seleção da Itália, já que posou em fotos com a bandeira do país.

Publicidade

Leia mais!

O agente do jogador, Mike Miller, chegou a falar sobre o assunto alguns dias antes.

“Para um jovem como Paolo é sempre bom ter opções. Ele gostaria de jogar pelas duas seleções, mas sabe que não dá. Então terá tomar uma decisão. No entanto, não sabemos quando acontecerá. Pode ser em dois dias ou três meses”, disse Miller para o portal Sky Sports. “No momento, não estamos dizendo sim ou não para a possibilidade de jogar a Copa do Mundo. Não é nada contra uma ou outra seleção”.

Publicidade

Isso se torna relevante, ao passo que o dirigente italiano afirmou que Paolo Banchero recusou uma reunião com os membros da seleção italiana, para se juntar aos EUA. O agente do garoto, aliás, falou que eles “deviam” uma reunião aos europeus.

EUA renovando

USA Basketball costuma promover a Copa do Mundo como um torneio para o começo de jovens talentos na seleção. É uma abordagem completa nesse sentido para 2023.

Afinal, só quatro jogadores superam a marca dos 25 anos. Paolo se aplica a filosofia, ainda mais vindo de um momento marcante como Calouro do Ano. O novato conquistou médias de 20 pontos, 6.3 rebotes e 3.7 assistências em sua primeira temporada na NBA.

Publicidade

Vale lembrar que essa será a seleção com a menor média de idade em competição oficial pelos Estados Unidos em muito tempo. Atualmente, o grupo tem uma média de 24 anos. Como comparação, os campeões Olímpicos de 2020 tinham uma média de 27.6 anos. O grupo da Copa do Mundo de 2019 era mais jovem, igualmente a esse. Ao mesmo tempo, eles ainda ostentavam um número um pouco maior, 25.7 anos.

Copa do Mundo

A Copa do Mundo começa no dia 25 de agosto e vai até o dia 10 de setembro. Pela primeira vez na história, a competição terá múltiplas sedes: Filipinas, Indonésia e Japão. Ao todo, 32 seleções vão brigar pelo título da 19ª edição do torneio, cuja maior vencedora (ao lado da antiga Iugoslávia) é a seleção americana, com cinco títulos.

Publicidade

A seleção dos EUA faz parte do grupo C. Eles vão enfrentar Nova Zelândia, Grécia e Jordânia na primeira fase. A Itália, por outro lado, está no grupo A. Portanto, enfrentarão um dos países sede do torneio, as Filipinas. Além disso, terão pela frente Angola e República Dominicana.

Por fim, o Brasil está no grupo G do mundial. Então, enfrentará a Espanha, que é a atual campeão do torneio. Irã e Costa do Marfim completam o grupo.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários