Calouro do Ano, Paolo Banchero vai disputar Copa do Mundo pelos EUA

Jogador do Magic podia defender a Itália, mas escolheu a seleção americana

Paolo Banchero Copa Mundo Fonte: Brock Williams-Smith / AFP

Paolo Banchero é o penúltimo jogador a garantir vaga na seleção americana de basquete para a Copa do Mundo de 2023. A informação é de Shams Charania, do portal The Athletic. O ala-pivô, que ainda estava se decidindo entre os Estados Unidos e a Itália, tomou uma decisão neste sábado (23). Assim, o novato do ano na NBA se junta a uma lista que já tinha dez atletas.

A notícia é importante, sobretudo pela dúvida do jogador de 20 anos. Paolo nasceu em Seattle, porém tem ascendência e cidadania italiana, obtida em 2020. O laço com o país europeu vem de seu pai, Chris Banchero.

Publicidade

Com o jogador do Orlando Magic garantido, a renovação é real nos atuais campeões olímpicos. Steve Kerr (Golden State Warriors) é o treinador da seleção dos EUA. Assim, ele tem a missão de substituir o lendário Gregg Popovich (San Antonio Spurs.

Além disso, nenhum nome da lista atual de jogadores esteve na última olimpíada (Tóquio, 2020). Ou então na última Copa do Mundo (China, 2019).

Leia mais!

Há uma boa variedade de peças para concorrer com Paolo Banchero na Copa do Mundo. Para a posição de ala-pivô, a seleção dos EUA  ainda contará com Jaren Jackson Jr. (Memphis Grizzlies), Bobby Portis (Milwaukee Bucks) e Cameron Johnson (Brooklyn Nets).

Publicidade

Outros nomes anunciados foram:

Ele será um dos dois jogadores que entraram na NBA na última temporada, ao lado do pivô Walker Kessler. A participação mantém a impressão da falta de veteranos. O mais velho nome da seleção para o mundial, será Bobby Portis, de 28 anos.

Publicidade

Por fim, esta será a seleção com a menor média de idade em competição oficial pelos Estados Unidos em muito tempo. Atualmente, o grupo tem uma média de 24 anos. Como comparação, os campeões Olímpicos de 2020 tinham uma média de 27.6 anos. O grupo da Copa do Mundo de 2019 era mais jovem, igualmente a esse. Ao mesmo tempo, eles ainda ostentavam um número um pouco maior, 25.7 anos.

USA Basketball costuma sempre promover a Copa do Mundo como um torneio para o início de jovens talentos na seleção. É uma abordagem completa nesse sentido para 2023. Afinal, só quatro jogadores superam a marca dos 25 anos. Paolo se aplica a filosofia. Médias de 20.0 pontos, 6.3 rebotes e 3.7 assistências na temporada 2022/23.

Publicidade

Copa do Mundo

A Copa do Mundo FIBA começa em 25 de agosto e vai até 10 de setembro. Trinta e duas seleções disputam a 19ª edição do torneio, que vai ter múltiplas sedes pela primeira vez. Os jogos vão acontecer nas Filipinas, Indonésia e Japão. A seleção dos EUA faz parte do grupo C. Como resultado, vai enfrentar Nova Zelândia, Grécia e Jordânia na primeira fase.

Em primeiro lugar, o objetivo é apagar a péssima campanha feita no mundial da China em 2019. O sétimo posto foi a pior marca da história dos americanos na história. Pra se ter uma ideia, eles não perdiam um jogo oficial há 13 anos até a ocasião. Cenário diferente, sobretudo, por ser a equipe com mais títulos na competição. São cinco ao todo. Mesmo número, aliás, da antiga Iugoslávia.

Publicidade

Por fim, o cenário de domínio visto nas Olímpiadas não se aplica na Copa do Mundo. Nas últimas cinco edições, são dois títulos, em uma batalha ferrenha com a Espanha. Além disso, os europeus venceram em 2006 e 2019.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários