Os feitos dentro e fora das quadras do lendário Oscar Robertson vão ser celebrados pela NBA no próximo dia 25. O ex-atleta foi anunciado como o recipiente do prêmio especial pelo conjunto da obra da segunda edição do NBA Awards, evento em que serão conhecidos os melhores da temporada. O icônico Bill Russell recebeu a honraria no primeiro ano de existência.
Eleito um dos 50 melhores jogadores da história da liga, o ídolo foi o primeiro atleta a ter médias de triplo-duplo em uma campanha e é dono do recorde histórico de 181 TDs registrados na NBA. Ele foi selecionado para o quinteto ideal da temporada em nove oportunidades, ganhou o prêmio de MVP da liga em 1964 e conquistaria o título da liga pelo Milwaukee Bucks, em 1971.
Robertson também possui uma história pesada na luta pelo interesse e bem-estar dos atletas da NBA. Ele foi o primeiro afro-americano a ser eleito presidente da Associação dos Jogadores da liga (cargo em que permaneceu por um recorde de nove anos) e responsável por uma ação anti-truste contra a NBA que ajudou a moldar a agência livre moderna, dando liberdade de movimentação aos atletas.
Sua importância dentro e fora das quadras “mistura-se”, de certa forma, em 1959, quando comandou o primeiro time colegial integralmente formado por jovens negros a ser campeão estadual nos EUA.