Os dez melhores filmes de basquete

Gustavo Freitas analisa os dez melhores filmes

melhores filmes basquete Fonte: Brian Bahr/AFP

Não é nenhuma novidade encontrarmos jogadores, treinadores ou ex-atletas aparecendo em propagandas na TV. Mas quando o assunto é filme, alguns acabam pegando gosto pela coisa e, no fim, viram atores de verdade, como Rick Fox, ex-Los Angeles Lakers. Hoje, o assunto é sobre quais são os melhores filmes já produzidos sobre basquete.

10- Above the Rim (1994)

Publicidade

Se você conhece Tupac Shakur, vai querer assistir. O Lance do Crime é um filme sobre um promissor jogador colegial que tenta conviver com seus irmãos cheios de problemas. Marlon Wayans, Bernie Mac e Duane Martin fazem parte do elenco principal.


9- Love & Basketball (2000)

Publicidade

Além dos Limites em português, mostra dois amigos que sonham em jogar basquete profissionalmente desde a infância. Ele é filho de um jogador da NBA, enquanto ela é sua vizinha. Eles acabam tendo uma relação de amor e ódio, se separam, mas não conseguem viver sem o outro. Omar Epps (aquele médico que o House ama odiar) é o ator principal. É um daqueles filmes pra lá de melados, mas é bom.


8- Glory Road (2006)

Publicidade

Certamente, um dos melhores filmes de basquete, Estrada para a Glória se passa nos anos 60, quando o técnico Don Haskins (Josh Lucas), que treinava uma equipe de basquete feminino, é convidado a comandar a Universidade de Texas Western (UTEP). Haskins, então, monta um elenco pouco provável para a época com cinco negros no quinteto titular e vence o torneio universitário contra Kentucky.


7- The Sixth Man (1997)

Publicidade

Dois irmãos jogam no mesmo time, mas o melhor deles tem um ataque cardíaco durante uma jogada e morre. Então, o filme tem uma virada inesperada. Kenny Tyler (Marlon Wayans) é o único que consegue ver seu irmão, Antoine (Kadeem Hardison), que passa a ajudá-lo em quadra.


6- Coach Carter (2005)

Publicidade

É um dos melhores filmes de basquete que existem por aí, mas é extremamente supervalorizado por ser dos mais recentes lançados com sucesso. Samuel L. Jackson é um treinador que estabelece “contratos” para que seus jogadores sejam mais do que apenas atletas, mas sim, homens. É sobre basquete, mas o filme mostra o lado humano de alguém que tenta passar ensinamentos da vida real. O tal do Timo Cruz (Rick Gonzalez) busca a redenção, porém esbarra nas amizades erradas.


5- The Basketball Diaries (1995)

Publicidade

Diário de um Adolescente em português, tem um jovem Leonardo Di Caprio com muito potencial no basquete, mas sua vida é cheia de problemas e acaba no mundo das drogas e, claro, do crime. Sua mãe busca meios de recuperá-lo de todas as formas, porém o perde para as ruas. O filme conta ainda com Mark Wahlberg. É pesado e subvalorizado.


4- Space Jam (1996)

Publicidade

Certo. Michael Jordan estava entediado jogando beisebol e, do nada, astros da NBA (Charles Barkley, Patrick Ewing, Larry Johnson, Mugsy Bogues e o não tão brilhante Shawn Bradley) perdem seus talentos para alguns monstros. Jordan é “convidado” a ir para o mundo dos desenhos e se junta a Pernalonga para bater o outro time e, em contrapartida, recuperar as habilidades de seus colegas. Há anos falam de uma sequência, mas tudo indica que vai sair, agora com LeBron James como ator principal. Parece infantil, é infantil, mas é legal. Acredite.


3- White Men Can’t Jump (1992)

Publicidade

O filme que inspirou nossos colegas do Homens Brancos não Sabem Blogar é diferente da maioria da lista. É o basquete fora das quadras convencionais. Wesley Snipes e Woody Harrelson se juntam para formar uma dupla praticamente imbatível, ganham dinheiro em jogos apostados, enquanto tentam se livrar de um gangster. É imperdível.


2- Blue Chips (1994)

Publicidade

Pete Bell (Nick Nolte) é um técnico universitário desesperado por vitórias, mas possui princípios. Pressionado, ele vai atrás de grandes prospectos do basquete colegial e lá encontra ninguém menos que um fininho Shaquille O’Neal. É um daqueles filmes que escancaram os subornos de dirigentes e treinadores a atletas, algo ilegal nas regras da NCAA. Anfernee Hardaway, um dos atores ali, só virou companheiro de Shaq no Orlando Magic porque os dois viraram amigos fora das quadras. No draft de 1993, o time selecionou Chris Webber e o trocou por Penny. Apenas assista e aproveite.


1- He Got Game (1998)

Publicidade

Esse filme de Spike Lee completa 20 anos em 2018. Jogada decisiva (título em português) é simplesmente um dos melhores de todos os tempos e é estrelado por Ray Allen no papel de Jesus Shuttlesworth. Jake (Denzel Washington) é seu pai. Shuttlesworth é um promissor jogador e principal prospecto do basquete colegial, mas possui grandes problemas com o seu pai, que o pressiona desde criança a tornar-se um grande atleta. Ah, além dos dois, a película ainda conta com Milla Jovovich, Rosario Dawson e alguns ex-jogadores, como Travis Best, Walter McCarthy, John Wallace e grandes técnicos do basquete universitário. Se você não se lembra, Allen já utilizou o nome Shuttlesworth na camisa quando atuava pelo Miami Heat. É um dos melhores filmes de basquete, fácil.


Outros filmes (muito) interessantes

Eddie (1996)

Publicidade

Whoopi Goldberg faz o papel principal (Eddie). O New York Knicks está em uma fase horrorosa e perdendo o rumo de tudo. Uma promoção faz Eddie ser a técnica honorária da equipe, mas o dono do time vê ali uma oportunidade de fazer o Knicks perder ainda mais. Acontece que ela consegue colocar o elenco nos eixos, frustrando “Wild Bill” Burgess (Frank Langella), que pretendia tirar o Knicks de Nova York e mudar para St. Louis. Claro que Rick Fox aparece no filme e é um dos principais jogadores.


Like Mike (2002)

Publicidade

Calvin Cambridge (Shad “Bow Wow” Moss) é um garoto de 14 anos que é apaixonado por basquete. Ele mora em um orfanato e, em um dia, encontra um tênis que poderia ter sido usado por Michael Jordan. Então, ele ganha uma promoção para bater bola contra o astro do time, Tracy Raynolds (Morris Chesnut) e, utilizando o tênis, acaba recebendo habilidades que não possuía até aquele momento e assombra a todos ao ponto de ganhar uma vaga no elenco. Sua relação com Raynolds cresce e ele o vê como um pai.


Thunderstruck (2012)

Publicidade

Acho que a maioria dos torcedores do Oklahoma City Thunder já viu e hoje deseja que isso aconteça de verdade. Brincadeirinha aí, vai. Quebra meu galho. Kevin Durant era jogador da equipe na época, enquanto um garoto, Brian (Taylor Gray), o idolatra. Para variar, uma promoção faz com que Brian arrisque um arremesso do meio da quadra. O problema é que ele é muito, mas muito ruim. Aí, você já viu, né? Brian erra miseravelmente, mas consegue conversar com Durant. No encontro, todas as habilidades do astro vão para o rapaz. Assim, do nada. Não chega a ser um dos melhores filmes de basquete, mas, no fim, tudo se resolve, como em todos desse tipo de troca de corpos ou talentos.

Últimas Notícias

Comentários